Esses dias fiquei sabendo da história da reCaptcha. Não sabe o que é reCaptcha?
Pois bem, reCaptcha é um sistema que verifica se as informações colocadas num cadastro são de um pessoa de verdade, e não de um robozinho. Um pouco difícil de entender não é? Não importa. O que importa é que, toda vez que você vai confirmar seus dados num cadastro, o site pede que você digite alguns caracteres num box, pra confirmar se você é você mesmo.
Reconhece esta imagem?
Você sabia que digitando essas palavras você está ajudando a digitalizar todos os livros do mundo?
Pois bem, todos os livros do mundo estão sendo “escaneados” e digitalizados para serem guardados para a eternidade. Mas às vezes, o scanner não consegue identificar a palavra, porque o livro está velho, a página está mofada ou a palavra apagada. Então o sistema lança essas palavras “não lidas” na internet, mais especificamente nesse sistema chamado reCaptcha, que distribuí as palavras pelos diversos cadastros por aí, e então todas as pessoas do mundo ajudam a entender o que o scanner não entendeu. Rapidamente, de graça, e num volume muito grande de identificações.
Um trabalho que levaria muitos anos para ser feito, foi resolvido de forma inteligente e muito significativa.
Então, toda vez que você estiver preenchendo um cadastro e ficar mal humorado por isso, lembre-se de que você está fazendo um bem a toda humanidade. A inspiração está nos lugares que você nem imagina!
Se você ainda tiver mais interesse sobre o assunto, sugiro assistir ao video do TED. Ele fala sobre a massiva colaboração da rede online em diversos projetos.