Minha avó adorava citar ditados populares: “Em boca fechada não entra mosquito, quando um burro fala o outro abaixa a orelha, quem tem boca vai a Roma, muito faz quem não atrapalha…”
Muitos desses ditados são atualíssimos e seriam de muita utilidade se seguidos nos dias de hoje.
Eu, se fosse criar um ditado, diria, “em TPM não se discute…ou antes de menstruar não dirija… ou em caso de TPM, fique longe das redes sociais”. Não sei se soa como um ditado, mas se eu lembrasse disso quando sou atacada por essa avalanche hormonal, evitaria alguns aborrecimentos.
Não bastasse o nosso sistema ainda um tanto primitivo de reprodução , as mulheres, antes de menstruar, tem que enfrentar picos de mau-humor, crises de choro, ataques à geladeira como se não houvesse amanhã…
No meio desse caldo de atitudes impensadas, estão as redes sociais. Parecido com quando a pessoa bebe e sai interagindo na rede, o humor da TPM também pode induzir a mulher a postagens das quais venha a se arrepender : indiretas, fotos, selfies duvidosas, discussões politicas ( essas últimas tão na moda agora ).
E curiosamente, assim como o álcool, a TPM também pode causar uma espécie de ressaca.
Com a menstruação tudo se acalma…toda essa expansão de raiva,angústia ou ansiedade se retrai e você promete que não vai mais falar de política no Facebook, deixa de checar a rede toda hora (afinal você tem uma vida né ?! ), corta o açúcar da sua dieta com a maior tranquilidade, faz sua meditação, admira seu parceiro com todo coração….até a próxima menstruação! ( falei que esse sistema já está muito primitivo !)
Já que como todas as mulheres, estou sujeita a ela, e como a grande maioria tenho minhas TPMs, para que eu consiga exercer meu autocontrole, vou usar esses ditados, como minha avó. Vou espalhar pela casa em post-its : Atenção !! Em caso de TPM fique longe da geladeira…e das redes sociais.