Os celulares antigos passavam dias longe da tomada. Hoje, raros são aqueles que passam uma noite sem carregar. Os avanços tecnológicos trouxeram Wi-fi, dados móveis, GPS, bluetooth e uma infinidade de aplicativos para dentro dos smartphones, mas as baterias não tinham potência para aguentar tantas novidades. Com o esforço dos desenvolvedores, os novos celulares conseguem ficar cada vez mais tempo longe das tomadas. Ainda assim, existem algumas formas de melhorar a performance da bateria do seu smartphone. Acompanhe a lista, abaixo, e veja o que se pode e não se pode fazer:
1. Usar carregadores “genéricos” prejudica a bateria – NÃO SE SABE AO CERTO
Certo, começamos com um tema polêmico. Enquanto alguns julgam os carregadores “genéricos” como o principal fator prejudicial às baterias, outros acreditam que seja tudo boato. Especialistas apontam que os carregadores “genéricos” não necessariamente prejudicam a vida útil da bateria. Sendo assim, dá uma olhada nesse carregador do Baby Groot e me diz se não é a coisa mais fofa do mundo?
2. O celular deve entrar na tomada com ZERO de bateria e só pode sair com 100% – MENTIRA
Como dito, os celulares antigos ficavam dias longe das tomadas, mas corriam sério risco de terem as baterias “viciadas”, se o aparelho fosse recarregado antes de zerar a energia. O avanço tecnológico não trouxe só Wi-fi, dados móveis… As baterias, atuais, são de polímero de íon de lítio, ou seja, dispensam o cumprimento de ciclos completos de carga e descarga. O usuário pode colocar o smartphone na tomada quando quiser, sem precisar zerar a bateria, e pode retirá-lo antes de ter completado os 100% de carga.
3. A bateria fica “viciada” se o celular passa a noite carregando – MENTIRA
Blá! Mentira. Com a bateria cheia, o aparelho para de “puxar” energia. Próximo!
4. O correto seria que o dispositivo carregasse estando desligado – MENTIRA
Nada a ver! Carregar o celular e usar ao mesmo tempo não prejudica a eficiência da bateria. A questão é que com o Wi-fi ligado, o bluetooth ativado, o Facebook aberto, a bateria demora um pouco mais para carregar completamente. Sobre desligar ou não o aparelho, veja o tópico abaixo.
5. O smartphone não deve ser desligado – VERDADE
Chocante, não? Claro que o celular é uma máquina e precisa de descanso, mas os especialistas dizem que deixar o aparelho desligar por falta de bateria pode ser prejudicial. O ideal, caso queira acelerar o processo da recarga, é deixar o smartphone no modo avião.
6. Colocar a bateria na geladeira ajuda a recuperar a sua potência – MENTIRA
Eu preciso mesmo falar sobre isso? Tá! O superaquecimento da bateria está relacionado ao maior consumo de energia, sim. Porém o super-resfriamento não inverte essa lógica – muito pelo contrário! Especialistas alertam que colocar a bateria na geladeira pode estragar o smartphone.
7. Modo vibra, Wi-Fi com sinal ruim e Roaming comprometem a performance da bateria – VERDADE/MENTIRA
Sim e não. De fato, exigem maior desempenho do celular, mas não comprometem o sistema, em si. Apenas consomem mais bateria que o usual.
Aplicativos em background, problemas com a conexão de dados móveis, brilho da tela e luminosidade dos temas e do papel de parede são alguns dos exemplos que fazem a energia da bateria do seu celular acabar mais depressa, fique atento