Tem pra todos os gostos. Tem pro “petralha”, tem pro “coxinha”, tem pro “esquerda caviar”. Um menu ao gosto dos militantes mais dedicados da internet. E, claro, ele são os mais dedicados e esforçados internautas que falam sobre política. Brigam, esperneiam, dão chilique.
Pra eles o Chef Janot preparou um menu com todas as opções possíveis. Tem da cozinha PP, PMDB, PSDB, PT, PSD, DEM. Com pratos servidos em sabores diversos pelas cozinhas. Molho de governador, de deputado, de senador, ministro, ex presidente, ex presidenta. Uma lista multi. Multi cultural, multi partidária.
À gosto também da imprensa e dos jornalistas/blogueiros que se matam por um lado na eterna guerra esquerda/direita. Guerra que quando explodem momentos assim, vira, esquerda + direita. E que se dane o povo. Salve-se quem puder e o povo, como sempre, é quem paga a conta.
Momento histórico para haver uma mudança no comportamento do cidadão brasileiro. Momento histórico pra o povo exigir respeito e exigir de jornalistas e militantes desvairados que parem de encher a cabeça de outrem com um monte de bobagem e meias verdades. O povo está cansado. E precisa de bons exemplos. Precisa de gente honesta. Que tenha as duas mãos honestas. A mão esquerda e a mão direita.
O político do Brasil em nada mudou em quase trinta anos de democracia moderna. O que mudou foi o volume. Antes uma Elba, depois tríplex e depois milhões, bilhões e logo o trilhão do imposto.
Por baixo da camisa vermelha, azul ou amarela que esse veste ainda está o ser humano. Este que no Brasil ainda precisa de anos, talvez dezenas ou centenas, pra aprender que respeitar o próximo envolve muitas coisas. Falta desde civilidade à disposição. Estamos sem rumo. Como nação e como povo.
E essa lista nos mostra melhor que tudo que acreditar cegamente em lados é apenas bom para políticos, que se beneficiam de seguidores cegos que os apoiam sem cobrar o mais óbvio dos requisitos: Honestidade.