- Você também vai gostar
-
- Slim ou Skinny 6 recomendam1 min
- 10 erros comuns por fotógrafos
5 recomendam4 min- ISO, Velocidade e Diafragma
5 recomendam3 min- Tem gente que é Gênio (2)
4 recomendam2 min- Banda da semana …
4 recomendam1 min- Cubo Mágico, 1974-2014= 40 anos
4 recomendam3 min- A vida é simples. Para que complicar?
4 recomendam2 min- FOTO
4 recomendam2 min- World Press Photo
4 recomendam3 min- Instagram…É legal, mas para poucos
4 recomendam2 min- Postergrafix
4 recomendam1 min- Qual a pressa para fotografar?
4 recomendam3 min- Cyber Dancing
3 recomendam3 min- Grafite Gigante!
3 recomendam6 min- Terror…É, só que não!
3 recomendam1 min- Dois sites úteis para iniciantes
3 recomendam1 min- Ecológica e Elétrica
3 recomendam2 min- Dicas de fotometria
3 recomendam3 min- Gêmeos, Mórbida Semelhança
3 recomendam9 min- Prazer, Arctic Monkeys
3 recomendam2 min28 de setembro de 2014 3 minutos de leituraBalanço de brancocomo ter a cor correta em suas fotosO ícone “WB” em nossas câmeras digitais é usado para escolhermos o chamado balanço de branco para nossas fotos. Balanço de branco é algo que precisamos definir sempre quando começamos a fotografar. É o que define a coloração correta em nossas fotografias. É o que garante que nossas fotos estarão com as cores fiéis (na medida do possível, mediante o sensor), sem erros e desvio. Como fotos que “puxam” para o azul ou amarelo em toda sua área.
O balanço de branco garante que o branco (e assim todas as outras cores) esteja realmente branco sem as colorações citadas acima. O que acontece é que temos diversas fontes de luz diferentes, que variam em sua temperatura. Podem variar de 1000 a 10000 kelvin.
1000-2000 K luz de velas
2500-3500 K luz incandescente
3000-4000 K nascer e por do sol (com o céu limpo)
4000-5000 K luz fluorescente
5000-5500 K Flash
5000-6500 K luz do sol (acima da cabeça)
6500-8000 K céu moderadamente nublado
9000-10000 K sombras e céu muito nubladoO usuário pode optar por colocar seu balanço de branco
Os humanos conseguem enxergar o branco sem colorações alteradas, já a câmera precisa ser “corrigida” para não haver erros.
O usuário pode optar por deixar o WB em automático, mas corre o risco de ter variações de cor na mesma cena, algo que obviamente não devemos deixar ocorrer. Assim, se escolhermos o certo para cada situação (é só entrar no ícone e escolher o dedicado para situação fotografada, algo fácil, pois todas as câmeras tem suas opções de balanço de branco explícitas de forma bem didática) nós evitamos variações indesejadas de cores. Vejamos exemplos de diferentes WBs para mesma foto:
Algo possível também, é dar um “ajuste fino” no WB escolhido. Entro no menu de minha câmera e procuro a opção “WB shift”, na qual quando entro aparece um gráfico como este ao lado. Claro, a partir daí posso dar uma tonalidade desejada por gosto pessoal ou mesmo para corrigir uma cor que esteja mais forte ou característica em minha foto. Assim, se a foto está muito azul, levo o gráfico citado para o lado do amarelo com meu cursor da câmera. E assim por diante (azul-amarelo e magenta-amber, os opostos), tomando cuidado para não exagerar e deixar as fotos com cores exageradas.
Claro, podemos falar que existe o balanço de branco correto e o balanço de branco agradável e criativo. Podemos querer passar a imagem de uma imagem mais fria e portanto acabar usando um WB puxaod mais para o azul. Por outro lado, podemos “esquentar” a imagem usando um balanço de branco que me de uma imagem mais amarelada. Em posts futuros mostrarei como fazer um WB “personalizado”.
- 10 erros comuns por fotógrafos
- Slim ou Skinny