- Você também vai gostar
-
- Slim ou Skinny 6 recomendam1 min
- 10 erros comuns por fotógrafos
5 recomendam4 min- ISO, Velocidade e Diafragma
5 recomendam3 min- Tem gente que é Gênio (2)
4 recomendam2 min- Banda da semana …
4 recomendam1 min- Cubo Mágico, 1974-2014= 40 anos
4 recomendam3 min- A vida é simples. Para que complicar?
4 recomendam2 min- FOTO
4 recomendam2 min- World Press Photo
4 recomendam3 min- Instagram…É legal, mas para poucos
4 recomendam2 min- Postergrafix
4 recomendam1 min- Qual a pressa para fotografar?
4 recomendam3 min- Stop-Motion
3 recomendam2 min- Fotometria, como pensar ?
3 recomendam2 min- Sobre o Inglês
3 recomendam3 min- Cyber Dancing
3 recomendam3 min- A prata de Diego que vale ouro
3 recomendam2 min- Grafite Gigante!
3 recomendam6 min- Terror…É, só que não!
3 recomendam1 min- Dois sites úteis para iniciantes
3 recomendam1 min9 de dezembro de 2014 2 minutos de leituraPara fotógrafos iniciantes.A regrinha básica para não tirar fotos com velocidades inadequadas em luz ruimParece que algo que deveria ser muito claro para fotógrafos iniciantes é , na verdade, algo difícil de entender. Vide claro, os exemplos que me chegam às mãos nas primeiras tentativas de fotografar. E ainda pior, muitas vezes após o fotógrafo já ter algum conhecimento.
Depois de nesse mesmo blog ter explicado os três parâmetros da fotografia: ISO, velocidade e abertura, parece que muitos ainda não entenderam a relação entre os mesmos.
Em vez de explicar fotometria como aqui já foi feito, falarei de regras básicas.
O que tenho visto bastante é gente que fotografa com velocidades inadequadas. Velocidades baixas ( 1/20 ou menos) sendo usadas para fotografar pessoas, eventos e etc.
Então vamos lá: É necessário fotografar com velocidades de pelo menos 1/60 (e talvez mais as vezes) para tais casos. Sem contar a chance de a foto estar tremida, o problema alem disso é ter pessoas borradas sem que haja congelamento das mesmas.
Como conseguimos velocidades mais altas para fotografar? Só há uma solução: Aumentar meu Iso e abrir meu diafragma. Situações de luz ruim exigem isso para que possamos fotografar em velocidades adequadas. Aumentar o ISO é pelo menos 1600, abrir o diafragma é pelo menos f5.6. Se for possível e necessário algo ainda maior tanto no ISO quanto na abertura, melhor.
Quando a luz é ruim somos obrigados a fazer isso (fotografando os temas cuidados). Venho vendo várias fotos nessas situações com ISO 800 ou menos ou diafragma não todo aberto. Algo como f8, f11. Na fotografia TODO PONTO A MAIS É IMPORTANTE.
Temos que facilitar o máximo o trabalho da câmera e o nosso.
E se você já aumentou o ISO no máximo e abriu o diafragma também no máximo e ainda assim está com uma velocidade abaixo de 1/30?
Aí dependendo do caso um flash pode ajudar. Fotografando um, um ponto e meio abaixo do ideal e mais o flash você conseguirá alguma melhora. Mas mesmo assim a velocidade não pode ficar baixa, pois criará um “halo” em volta da pessoas que se mexem.
Não há milagre em fotografia. Se mesmo depois de tudo escrito acima não está sendo possível fotografar da maneira ideal este tipo de tema, é porque é necessário outro tipo de luz ou equipamento com desempenho superior (com ISO mais alto que sua câmera atual) - 10 erros comuns por fotógrafos
- Slim ou Skinny