Existem alguns erros comuns quando se começa a fotografar. A fotometria é, claro, a mais difícil de se entender com clareza.
Vão algumas dicas:
1- A fotometria em nada tem a ver com uma imagem estar ou não focada. Só é necessário tocar no botão de disparo (meio click), para que o fotômetro apareça de novo. Pois depois de um certo tempo sem uso ele apaga.
2- Não adianta se preocupar com uma fotometria no “zero”, um pouco mais ou menos quando se está fotografando objetos em movimento. É claro que qualquer objeto novo na cena mudará um pouco seu fotômetro. Não se preocupe com isso.
3- Se a luz está sem oscilar, não há porque ficar vendo a fotometria toda hora. Faça um teste e pode continuar com o mesmo ISO, velocidade e obturador até a luz mudar, checando de vez em quando.
4- NÃO use fotômetro pontual se não tem paciência pra praticar e raciocinar o porque o objeto que está sendo medido é zero, mais ou menos.
5- Se usar pontual, não adianta medir por uma área escura que deseja que fique preta, por exemplo em contra luz. Vá pela parte mais clara.
6- Use fotometria matricial no começo, compensando pra mais ou menos se ver que algo se perdeu ou não está no lugar certo no seu histograma. Enquanto isso, vá praticando o pontual de vez em quando.
7- Aprenda o pontual de maneira lógica: faça uma fotometria usando o tipo de fotômetro que preferir: matricial ou qualquer outro. Após a foto ter ficado certa, coloque o fotômetro no pontual e veja no fotômetro cada parte da cena, o quanto está no fotômetro, mais zero ou menos (apontando o centro da câmera pra cada parte da foto feita). Assim você sabe o quanto teria que ter medido em cada parte usando o pontual. om o tempo, fica mais lógico.
8- Antes de olhar direto no fotômetro, escolha um ISO, velocidade e abertura e tire uma foto. Depois, sem olhar a foto, vá direto no fotômetro com as mesmas configurações e veja qual a leitura. É bom pra começar a pensar antes de fotometrar.
9- PENSE ANTES DE FOTOMETRAR. POR QUÊ ESTOU USANDO TAL ABERTURA E ISO E VELOCIDADE? QUAL DOS TRÊS FATORES É PRIMORDIAL PRA MIM?
10- A lógica da fotometria é:
se tenho meu ISO fixo, quanto mais fechada a abertura, mais vai demorar pra tirar a foto.
se tenho minha abertura fixa, quanto maior o ISO mais rápida será a foto.
se tenho minha velocidade fixa, quanto mais abro meu diafragma mais baixo pode ser meu ISO. (mas posso dependendo do tempo não conseguir chegar numa fotometria ideal)
11- Em um contra luz, use fotometria pontual, e meça aonde quer deixar bem iluminado.
12- Em cenas de alto contraste de luz, veja se a maior parte da cena está na luz ou na sombra. Se a maior parte estiver na sombra, pense se quer ou não preservar tudo sem “estourar”. Caso positivo, compense pra menos a exposição. (fotometria matricial)
13- Nunca se esqueça: sempre que zerar a foto no matricial, ela estará, na média, com 50% de luminosidade. Será uma cena “cinza médio”. Ou seja, cenas mais puxadas pro claro ou oposto não estarão bem expostas.
14- Se você fotometrar com o fotômetro pontual em uma parte específica da cena, OBVIAMENTE na hora que apontar de novo pra cena e recompor pra sua composição original, a fotometria parecerá errada. NÃO IMPORTA, pois a fotometria já foi feita na parte mais importante pra você.