Um fotógrafo de guerra ia fotografar nada mais na menos do que um dos maiores gênios da pintura.
Pablo Picasso não era só um gênio, mas obviamente tinha personalidade forte e portanto suas fotos seriam do jeito que ele ia querer e não como queria Tony Vaccaro, o fotógrafo.
Tony sabia que Cartier Bresson havia tentado durante dois anos conseguir uma boa foto. Sem sucesso.
Estavam os dois então na casa de Picasso e após algumas taças de champagne, Picasso começa a fazer poses como um modelo. Tony não gosta das mesmas e reconhece as poses que vários fotógrafos conhecidos costumam pedir aos seus modelos. O que ele faz? Baixa a câmera e olhando para baixo, Vaccaro diz a Picasso que a câmera estava quebrada. Picasso instantaneamente cai de ânimo e se desarma todo, mostrando uma naturalidade desejada por Vaccaro. Ele na mesma hora levanta a câmera e tira a foto.
n“Assim, logo que eu digo esta câmera está quebrada, ele para de posar e mostra essa expressão, e isso é o que eu queria, esses olhos olhando para você”, disse Vaccaro.
As soluções para fotografias difíceis são muitas vezes impostas pelos fotógrafos. O improviso é sim uma solução. Especialmente quando se fotografa pessoas famosas que querem impor sua vontade numa foto. Não é a toa que esta é uma das fotos mais icônicas de Picasso.