3 minutos de leitura
2015: esperar pelo pior, trabalhar pelo melhor
e torcer por uma mudança de atitude e consciência

Pra todos que não são alienados, os que lêem jornais (de preferência mais que um, por favor) vêem TV, portais da internet e porque não, vão aos supermercados, recebem salários e sabem da realidade, a previsão é de um 2015 bem ruim.

O governo não fez a lição de casa e o brasileiro, sem noção e educação política, age como um torcedor e não o cobrador que deveria ser. Se 2014 já não foi lá essas coisas, o próximo ano promete o pior. Empresários não têm vontade nem incentivos para investir em produção, já que o governo não vê produção como algo imprescindível para o crescimento do país. Inflação acima da meta, como esse ano e crescimento zero são certezas já declaradas.

O governo, imerso em escândalos e mais escândalos de corrupção, nomeia ministros dos mais estapafúrdios, seja pela falta de coerência com o próprio discurso (Joaquim Levy, esperança de muitos e inclusive minha), por denúncias e processos (George Hilton, do esporte), por estupidez pura (Cid Gomes, da Educação, autor da frase: Professor deve trabalhar por amor, não por dinheiro) ou mesmo por incompetência total (Aldo Rebelo, que adorou e defendeu a construção da Arena Amazonas, hoje mico-elefante branco-dourado) e se mostra cada vez mais alheio à realidade e com gastos absurdos, vai lentamente (ou rapidamente, já que não entendo tanto disso) levando o país à falência financeira (já que a moral já ocorreu faz tempo).

A nós cidadãos de bem e que escolhemos viver de forma correta, nos sobra o trabalho. Trabalhar para ter um país melhor daqui a muitos anos (séculos provavelmente). Como? Só dentro de casa. Trabalhando e dando exemplo pra nossos filhos. Mostrando que essa nova noção, de que o certo e errado é relativo, é estapafúrdia e que existe SIM certo e errado. Que moralidade não é algo a ser relativizado. Que devemos cobrar aos outros como agir. Que devemos sim denunciar o errado, seja ele cometido pelo adversário ou pelo amigo, a quem devemos e podemos corrigir até com mais facilidade. Que devemos sim enxergar a corrupção como repreensível, seja ela feita por governantes (em quem você não votou ou, mais ainda, se votou) ou pelo seu companheiro de trabalho que através de favores ou “puxasaquismo” consegue condições de trabalho diferenciadas e melhores que os outros. Que devemos sim nos separar dos que são desonestos. Sim, não se misturar. Sim, excluir do seu convívio. Que devemos sim ter vergonha de nossa mediocridade e assim nos espelharmos em outros povos que podem nos fazer aprender e progredir.

Primeiro passo para resolver um problema é reconhecer que ele existe. Somos uma nação de medíocres. E estamos formando jovens com premissas que acentuarão ainda mais o problema. Somos o país com maior número de professores mal tratados e ameaçados do planeta. O país onde passar de ano no ensino médio está cada vez mais fácil. O país que o governo, de todos os partidos, pois ocorre no município, estado e Brasil afora, adota métodos nos quais a criança só deve mostrar melhora para passar de ano (formaremos, portanto vários jovens despreparados intelectualmente)

Espero que 2015 seja um ano de reconstrução, para todos. E que colocando a mão em nossas consciências, entendamos que temos responsabilidade no Brasil de hoje e não podemos nos esquivar de nosso compromisso com o Brasil de amanhã. Um ótimo 2015 para todos. E belas fotos, claro.