O que mais ouço alunos falando hoje em dia é que querem comprar ou compraram a famosa lente 50mm, muito clara, f1.4 ou f1.8.
A pergunta é: por quê?
A lente 50mm fazia sentido na época de filme (ou para sensor Full Frame). Por quê? Pois era a que mais se aproximava à visão do olho humano, sem que houvesse magnificação (palavra adaptada, me desculpem), ou seja, não havia nem aumento nem diminuição do objeto fotografado, pois a diagonal do filme se aproximava da mesma medida (em torno de 43mm). Portanto a visão que tínhamos vendo a foto lembrava a que o olho tinha vendo a mesma cena.
Acontece que hoje em dia o sensor da maioria das câmeras (APS-C, menor que o filme), é menor que os 43mm, girando em torno de 30 a 33mm, ou seja 1.5 a 1.6 menor que o sensor do filme. Traduzindo, a lente 50mm vira em torno de 75 a 80mm nessas câmeras, fazendo o objeto aumentado e tendo um campo de visão reduzido. Por isso Canoa e Nikon vendem lentes 28, 35mm para essas câmeras, com essa mesma abertura f1.8.
A 50mm é para ser usada mais para retratos, não mais para situações de dia a daí, com fotografia de rua. Motivo principal pela qual era usada antigamente.