1 minuto de leitura
A crítica e seu papel
em nossas vidas e como encará-las

Não é fácil conviver com críticas.

Muitos se enxergam como superiores, outros como menosprezados. Os primeiros não ouvem críticas, não sabem conviver com elas. Os segundos, se sentem muito abalados por elas, convivem de maneira ainda menos saudável com elas. Podem se sentir compelidos a produzir ainda menos em seus trabalhos, ter menos relações interpessoais e se fechar em vez de tentar melhorar. Há ainda os que encaram de forma positiva e procuram entender porque são criticados e como podem melhorar. Obviamente são os que mais ganham com isso.

O grande problema é críticas dificilmente vêm de maneira equilibrada ou mesmo construtiva. Muitas pessoas não sabem como criticar o próximo para poder fazê-lo melhorar. Mea culpa, faço isso com frequência.

Muitos alunos tem a facilidade de entender meu jeito, quando critico muito suas fotos, mas também elogio mais que o suficiente quando a foto é boa.

Conviver com críticas e saber assimilá-las é fator crucial para o crescimento profissional e pessoal. Nos faz crescer e saber lidar com os obstáculos. É papel do criticado saber lidar e entender a crítica, sabendo separar a crítica construtiva, maldosa ou imparcial. É aí que podemos descartar as que em nada nos acrescentam.