Muitos alunos falam que gostam de tirar fotos sem que a pessoa saiba, porque não gostam de fotos posadas. Nenhum problema com isso. O problema é quando começamos a usar recursos indevidos para tal. O maior exemplo de erro é usar o famigerado “zoom” no máximo, pra usarmos o termo chulo. Não adianta usar uma lente 200mm e sair fotografando do outro lado da rua. Isso não faz de você um fotógrafo, faz de você um voyeur.
As soluções? Algumas.
Você pode primeiramente usar a lente certa, não maior quen60mm, está ótimo. No caso de retratos “naturais” aonde as pessoas não te conhecem. Antes de tudo deixe as pessoas ao redor sentirem-se à vontade com você. Sua presença não deve incomodá-las. Você deve ser simpático, natural e receptivo. Assim as pessoas se acostumam com sua presença. No caso de fotografar situações cotidianas também naturais, use a lente 40mm no máximo (ambos os casos estamos falando das câmeras APS-C, não full frame). O comportamento deve ser o mesmo.
A segunda solução é fotografar sem olhar. Isso, por incrível que pareça existem fotógrafos que mesmo sem olhar já se acostumaram com a distância à qual devem ficar da cena e como se posicionar. Abaixo um vídeo do famoso Daido Moriyama, fotógrafo japonês, que sai às ruas para fotografar com uma compacta, às vezes sem nem olhar pelo visor, segurando a câmera na cintura: