3 minutos de leitura
As mulheres e a fotografia
Se destacando cada vez mais e cada vez mais presentes nas aulas, as mulheres merecem destaque

As mulheres parecem ter invadido de forma efusiva no mundo da fotografia. As classes de fotografia estão sendo dominadas por mulheres que estão sedentas por aprender a tirar uma fotografia de forma artística. Mais sensíveis, tem tudo pra se darem bem no mundo fotográfico, mostrando seu olhar especial para o mundo.

Pra homenageá-las, vamos ver cinco grandes fotógrafas da história, que influenciaram o mundo da fotografia.

  1. Margaret Bourke-White (1904 – 1971) abriu o caminho como a primeira correspondente de guerra do sexo feminino, a primeira mulher com permissão para trabalhar em zonas de combate e a primeira fotógrafa estrangeira autorizada a tirar fotos da Indústria Soviética. Ela também foi a primeira artista feminina a trabalhar para a revista Life.
  2. Anne Geddes é uma fotógrafa australiana, designer de roupas de grife e auto denominada como uma bebê-freak conhecida por seus retratos estilizados de crianças. Seus livros foram traduzidos para 23 línguas diferentes e seu livro de estréia Down in the Garden entrou pra lista dos mais vendidos pelo Nova York times.

  3. Dorothea Lange (1895 – 1965) influenciou o desenvolvimento da fotografia documental e é mais conhecida por seu trabalho para a Farm Security Administration (FSA), entre 1935 e 1939, que destacou a difícil situação dos meeiros, famílias de agricultores deslocadas e trabalhadores migrantes durante a Grande Depressão. Autora da muito famosa foto que simbolizou a Grande Depressão, de uma mãe sofrida com o olhar perdido no horizonte e suas duas filhas em seus ombros.
  4. Annie Leibovitz é uma das mais famosas fotógrafas de retrato hoje em dia. Ela produziu muitas imagens, bem conhecidas, de celebridades durante a sua carreira com a revista Rolling Stone e Vanity Fair. Muitas das imagens de Leibovitz têm sido controversas, como a foto de um nu, de Demi Moore grávida. Sua capa mais notável é a da revsita Rolling Stone em edição comemorativa para John Lennon que apresentava um John Lennon nu abraçado com Yoko Ono, foto feita poucas horas antes de Lennon ser morto a tiros do lado de fora de seu apartamento.
  5. Cindy Sherman (1954-) Diferentemente da maioria dos famosos fotógrafos do sexo feminino, Cindy Sherman ganhou sua fama não apenas por causa de seu estilo (usando uma única fotografia para contar uma história), mas também por causa de seu assunto habitual e modelo em suas fotos: ela mesma. Pra grande parte de sua carreira, ela usou seu próprio corpo e imagem, como os temas de suas fotografias que são geralmente provocantes e por vezes controversas. Sua fotografia conceitual levantou desconfiança, mas isso não a impediu de continuar com sua carreira como fotógrafa. Estando duas de suas fotos, inclusive, entre as dez mais caras da história.

Informações sobre as fotógrafas tiradas do site: http://www.professionalphotographer.co.uk/