Boa fotografia é aprendida também em filmes, e até em filmes hollywoodianos de vez em quando. Mas outros filmes alternativos muitas vezes são fontes ricas e verdadeiramente incríveis de inspiração para aprender a fotografar. É necessário prestar atenção nas cores, na luz e porque não, na localização dos personagens nas cenas.
Pra quem nunca ouviu falar, provavelmente a grande maioria,no diretor Wong Kar Wai tem belos filmes e a minha indicação é o filme 2046 (no Brasiln2046-segredos do amor):
Situado em um futuro distante, uma rede ferroviária gigante liga o planeta. O mundo é um grande distopia, e todas as almas solitárias tentam chegar a um lugar misterioso chamado 2046, a fim de recuperar amores perdidos. No mundo de 2046 nada muda, por isso nunca há perda ou tristeza. Ninguém jamais voltou de 2046, exceto o protagonista, um homem japonês solitário chamado Tak (interpretado por Takuya Kimura). À medida que a história começa, Tak está em uma longa viagem de trem voltando de 2046.
“Todas as memórias são Traços de Lágrimas”
Sendo a vida de Chow Mo-Wan é revisitada, ficamos sabendo que ele ainda está lutando para superar a perda de seu amor idealizado, Su Li-Zhen. Ele retorna a Hong Kong depois de estar em Cingapura para um número de anos para tentar esquecer sua angústia. Para encobrir sua dor, ele se torna um homem das senhoras suaves. Chow frequenta muitas festas suntuosas e camas com muitas mulheres.
O filme tem uma narração interessante e tranquila. Não é pra os fãs de blockbusters. Mas com certeza é uma prato cheio pra quem quer aprender fotografia, com uma luz e cores belas. Um aprendizado que vale e muito a pena.