Alguns alunos já me perguntaram, apesar de ser raro, o que é a palavra bokeh na fotografia. Palavra originária da língua japonesa, que traduzida significa “embaçado” (blur em inglês). Usada comumente para designar então as áreas fora de foco, não para o uso comum, como se qualquer área fora de foco chamasse bokeh, mas sim a qualidade da área fora de foco: se produz um “desfocado” agradável ao olho (podemos ver especialmente em luzes desfocadas atrás do objetos que focamos) ou se produz uma área desfocada que causa distração na imagem. Ou seja: bokeh é bom ou ruim. Claro que vemos o bokeh e sua avaliação de bom ou ruim com aberturas maiores.
E portanto cada lente produz diferentes tipos de bokeh. O que influenciará na qualidade do mesmo? a sua construção. Lentes com lâminas (do diafragma) retas produzem bokeh bem diferentes das lentes com lâminas arredondadas, que ficam muito mais agradáveis de olhar. Exemplos ao lodo e abaixo.
Claro, para os fãs de desfoque, sempre é necessário comprar lentes com aberturas grandes como F1.4 até f2.0. Para testar sua lente, fotografe algo perto de você e deixe o fundo a uns 2 metros do objeto.
Fotografe com seu diafragma mais aberto e veja o resultado. Como dito no começo do paragrafo, lentes mais claras são mais fáceis de obter um bom bokeh, algo que não acontece com as lentes do kit que vem com as câmeras.
Um bom site para checar lentes antes de comprá-las é o photozone.de. O mesmo tem inclusive testes de bokeh para maioria das lentes bem claras. EX:
Exemplo de bokeh da Canon 24-70mm É só clicar no link e rolar até quase o fim da página.