Full Frame? o que é? preciso de uma câmera FF?
Outro dia uma aluna me disse que ouviu u a fotógrafa de “new-born” (putz, como isso tá na moda…) dizer que quem estava começando deveria guardar dinheiro pra comprar uma câmera full frame. Disse mais, que nem comprasse outra. Ficasse sem fotografar (risível) e nem começasse até conseguir comprar tal câmera. Sendo a aluna admiradora de tal fotógrafa, veio me perguntar o que eu achava.
Claro que antes de tudo gostaria de saber se realmente isso saiu da boca da fotógrafa ou não. Tendo em mente que a aluna não exagerou e falou a verdade, a fotógrafa falou uma grande groselha.
Por pontos: o que é uma câmera full frame? O termo literal quadro cheio se refere ao fato que o sensor de tal câmera é do mesmo tamanho do filme 35mm das câmeras antigas que 99% das pessoas usavam. O termo veio porque a grande maioria das câmeras não possui tal sensor. O sensor de câmeras como T3i da Canon, D3200 da Nikon, A6000 da Sony são menores. Tal fato ocorreu no começo da produção de sensores, o que viabilizou a larga escala dos mesmos, pois é mais barato de produzir.
Então porque usaria ou não um sensor full frame? Qual é vantagem?
Antes de tudo, que fique claro que as vantagens serão sempre existentes, mas algumas vezes teóricas.
A vantagem principal, como mostra o comparativo abaixo é fotografar em condições de luz ruim com melhor qualidade. Usar “iso” alto e não perder qualidade ( ou seja se for a aluna fotografar corrida de bebês no escuro, rs).
Mas veja este comparativo de uma Full Frame com uma com sensor menor. Portanto, às vezes é relativo.
Se a Full Frame é claramente melhor em ISO alto, perde em latitude de exposição e profundidade de cor.
A segunda vantagem é que com o mesmo campo de visão de uma cena a Full Frame fará o desfoque mais facilmente. O que é óbvio já que pra termos o mesmo campo de visão com tais câmeras, sempre teremos uma lente ais comprida com a Full Frame. Exemplo. Câmera Nikon D7100 e Nikon D610. A primeira usará uma lente 33mm e a segunda uma 50mm e ambas terão o mesmo campo de visão.
Não vejo necessidade para câmeras full frame para começar. A não ser que você fotografe eventos, casamentos e outros em situação de luz precária. E mesmo assim, é possível começar sem ela. Ponto final.