Câmeras que você deveria conhecer.
Fotógrafos, não todos mas em sua grande maioria, conhecem basicamente duas marcas de câmera. Nikon e Canon. E mesmo dentro dessas marcas, conhecem poucas opções disponíveis pra compra.
Como estamos na era digital, abundam opções de câmeras de variadas marcas e tipos.
Abaixo algumas câmeras que são diferentes e que vale a pena um fotógrafo ter, dependendo do propósito.
- Ricoh GR. Clássica câmera que vem da era do filme, tem uma lente fixa grande angular. Por quê
conhecê-la? É uma câmera que é excelente pra fotografia de rua. Seu interface é muito rápido e fácil pra qualquer fotógrafo, um dos melhores existentes no mercado. Compacta e com excelente qualidade de imagem. Da marca japonesa conhecida por copiadoras, mas que faz uma câmera, como essa, preferida de muitos fotógrafos de rua.
- Fujifilm X100T.
Câmera com estilo retro que já está em sua terceira versão. Você controla velocidade e abertura como nas câmeras antigas. Muda a abertura na própria lente e tem um anel de velocidade no topo da câmera. E mais: Um visor híbrido. Você escolhe se quer olhar por um visor eletrônico ou ótico. Tecnologia fantástica. Com uma lente grande angular, mas já com um campo de visão um pouco menor que a Ricoh citada antes.
- Nokia 808. Sim, um celular. Ou melhor falando uma câmera que faz chamadas telefônicas. De 2012, esse celular tem a tecnologia mais inteligente já criada por um fabricante. Como a maioria dos celulares tira fotos de qualidade ruim em luz baixa, a Nokia criou um sensor que é um pouco maior que o dos outros e tem 41 megapixels. Na hora de tirar dos em locais de luz ruim, a câmera se torna uma câmera de 8 ou 5 megapixels, “juntando” pixels pra poder captar a luz de forma mais eficiente. Resultado: Fotos bem melhores que todos os celulares disponíveis no mercado.
- Samsung NX1. A câmera da Samsung, apesar de apresentar a tecnologia sem espelho, é uma câmera
grande e robusta. O diferencial dela é voltado pra quem quer guardar ação. A câmera consegue fotografar em nada menos que 15 fotos por segundo. Alem de contar com uma resolução muito grande: 28 megapixels. Apesar de nova no mercado, já está provado que o sensor, já analisado, é excelente. E suas lentes, ainda poucas, são também muito boas.
- Nikon linha 1.
Câmeras pequenas e sem espelho com sensor também menor. Qual o diferencial? Você pode fotografar 20 fotos por segundo com autofoco contínuo ou 60 fotos por segundo com autofoco travado. Mais interessante pra usuários atuais da Nikon, pois através de um adaptador você consegue colocar suas lentes na câmera. E são aumentadas em um fator de 2.7. Ou seja você tem uma lente 300mm, ela vira 810mm. Boa opção pra quem fotografa vida selvagem em condições boas de luz ( já que o sensor é menor)
- Linha A7 da Sony. Pequena, e com qualidade pra lá de grande. As câmeras da linha A7 são câmeras sem espelho e sensor full frame. E hoje as vezes até mais baratas que as maiores de Canon e Nikon. Um grande valor de custo benefício. Leves e portáteis e com qualidade superior à maioria das câmeras que estão no mercado, são ótima opção pra quem não quer sair com um baita peso pra lá e pra cá.