2 minutos de leitura
Celular não faz milagre em fotografia
Campanhas tentam te dizer o contrário, mas não é verdade

Já faz uns bons meses que existe um anúncio de um fabricante (também) de celulares que diz: tirada com iXXXXX. ( sim a foto entrega qual celular)

Pra quem não entendeu, diz que a foto em questão impressa em tamanho grande ( como na foto acima na chamada) foi tirada com um celular do fabricante que anuncia o celular. A impressão é bem grande, coisa de mais de metro. E pra quem pouco entende, pode achar um milagre.

Até um aluno que teve aula comigo (diretor de arte) perguntou se realmente era verdade que essas fotos teriam sido tiradas com tais celulares. 

A resposta é bem mais simples do que parece. Muito provavelmente a foto foi tirada mesmo com o celular. Apesar de realmente existirem campanhas que dizem uma coisa e fazem outra, como sabido de um outro fabricante que anunciou filmar com seu celular quando filmava, ao que tudo indica, com uma Canon 5D. 

Mas vamos a foto, ou as fotos. A primeira instância não há nada demais errado na foto. E pra o observador comum pode parecer com uma boa qualidade. Mas essa boa qualidade, como digo sempre, é apenas parte de uma visão não comparativa com qualquer outra foto de outra câmera pra se ter noção do que realmente é bom.

Se prestarmos atenção de maneria mais cuidadosa, veremos que o sensor pequeno do celular causa áreas de perda de detalhes em áreas muito claras, as chamadas “estouradas”, algo que vi claramente na maçã do rosto do nenê.

E obviamente não é possível imprimir desse tamanho com essa resolução e ter bons detalhes. Os detalhes de pele, cabelo e tudo mais estão lavados parecendo muito “digitais”. Basta chegar um pouco mais perto e perder total noção de detalhamento de áreas com textura.

Uma boa câmera sem dúvidas, mas não pra imprimir deste tamanho. Simples.