- Você também vai gostar
-
- Slim ou Skinny 6 recomendam1 min
- 10 erros comuns por fotógrafos
5 recomendam4 min- ISO, Velocidade e Diafragma
5 recomendam3 min- Tem gente que é Gênio (2)
4 recomendam2 min- Banda da semana …
4 recomendam1 min- Cubo Mágico, 1974-2014= 40 anos
4 recomendam3 min- A vida é simples. Para que complicar?
4 recomendam2 min- FOTO
4 recomendam2 min- World Press Photo
4 recomendam3 min- Instagram…É legal, mas para poucos
4 recomendam2 min- Postergrafix
4 recomendam1 min- Qual a pressa para fotografar?
4 recomendam3 min- PosterGrafix
3 recomendam1 min- POSTERGRAFIX
3 recomendam1 min- Carnaval
3 recomendam2 min- FX
3 recomendam1 min- POSTERGRAFIX
3 recomendam1 min- Fotômetro pra iniciantes
3 recomendam3 min- Stop-Motion
3 recomendam2 min- Fotometria, como pensar ?
3 recomendam2 min18 de novembro de 2015 2 minutos de leituraCéu sem detalhes explicado parte 2Como lidar na edição para se ter detalhes do céu e da parte de baixo da foto?Na publicação da semana retrasada, mostrei como ficam feios os céus sem detalhes. Hoje explicarei como fazemos pra preservar esse céu com detalhes e depois na edição ter o melhor arquivo possível.
Primeiro é importante entender que o arquivo “RAW” é mais indicado pra fazer tal edição. Portanto é necessário fotografar neste formato pra um melhor resultado, como já discutido inúmeras vezes aqui.Ao fotografar, independente de qual fotômetro usar, o ideal é ter o céu mais claro (SEM PERDER DETALHES) possível. Assim as áreas de sombra são captadas em luminosidade, também, máxima possível.
Abaixo vemos a foto de como foi captado esse arquivo. Deixei o céu ficar o mais claro possível sem estourar, e assim e ter um arquivo de melhor qualidade, como citado acima. No meu caso, fotometrei no modo pontual diretamente no céu. Em “+3” no fotômetro, na parte mais clara do céu. Vejamos como está a foto original:
Como vemos, o céu está bem claro e sem detalhes , sem diferenciação de contrastes e sem nuances de tonalidade. Mas isso é algo a ser trabalhado na edição (especialmente por ser em RAW). E as áreas na parte de baixo ficaram bem expostas, revelando detalhes, com as sombras ainda com detalhes. Algo importante.
Então como fazemos pra recuperar esse céu?
Primeiramente no slider de “exposição“ vamos subexpor um pouco, em torno de meio ponto de exposição. (circulado em azul na foto) Mas isso faz com que toda imagem fique mais escura, algo que fará
com que as áreas de sombra fiquem muito escuras e sem os detalhes que conseguimos em primeira estância. Então precisamos “abrir” de novo essa área de sombras. vamos até o slider “sombras“ e subimos o valor até 60 pra recuperar totalmente as sombras, de novo. (circulado em vermelho na foto). E na parte de “realces” (slider também circundado em vermelho) fui ao valor de -40, para não deixar nenhuma parte clara muito branca.
O restante das configurações foram apenas de gosto pessoal.
Tudo isso foi feito na janela de abertura do arquivo raw no photoshop
Assim chegamos na imagem final:
Comentários (2)- gibaziccardi 2015/11/28
Fui fotografar hj em Paranapiacaba, em algumas horas o céu estava assim e usando sua dica, minhas fotos ficaram bem melhores.
Respostas (1)- Cadu Roncatti Bomfim 2015/11/30
Boa Giba, lá é complicado mesmo dependendo do tempo. Muita coisa escura na parte de baixo..montanhas, trens
- 10 erros comuns por fotógrafos
- Slim ou Skinny