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Céu sem detalhes explicado parte 2
Como lidar na edição para se ter detalhes do céu e da parte de baixo da foto?

Na publicação da semana retrasada, mostrei como ficam feios os céus sem detalhes. Hoje explicarei como fazemos pra preservar esse céu com detalhes e depois na edição ter o melhor arquivo possível.

Primeiro é importante entender que o arquivo “RAW” é mais indicado pra fazer tal edição. Portanto é necessário fotografar neste formato pra um melhor resultado, como já discutido inúmeras vezes aqui.

Ao fotografar, independente de qual fotômetro usar, o ideal é ter o céu mais claro (SEM PERDER DETALHES) possível. Assim as áreas de sombra são captadas em luminosidade, também, máxima possível.

Abaixo vemos a foto de como foi captado esse arquivo. Deixei o céu ficar o mais claro possível sem estourar, e assim e ter um arquivo de melhor qualidade, como citado acima. No meu caso, fotometrei no modo pontual diretamente no céu. Em “+3” no fotômetro, na parte mais clara do céu. Vejamos como está a foto original:

Como vemos, o céu está bem claro e sem detalhes , sem diferenciação de contrastes e sem nuances de tonalidade. Mas isso é algo a ser trabalhado na edição (especialmente por ser em RAW). E as áreas na parte de baixo ficaram bem expostas, revelando detalhes, com as sombras ainda com detalhes. Algo importante.

Então como fazemos pra recuperar esse céu?

Primeiramente no slider de exposição vamos subexpor um pouco, em torno de meio ponto de exposição. (circulado em azul na foto) Mas isso faz com que toda imagem fique mais escura, algo que fará 

com que as áreas de sombra fiquem muito escuras e sem os detalhes que conseguimos em primeira estância. Então precisamos “abrir” de novo essa área de sombras. vamos até o slider sombras e subimos o valor até 60 pra recuperar totalmente as sombras, de novo. (circulado em vermelho na foto). E na parte de “realces” (slider também circundado em vermelho) fui ao valor de -40, para não deixar nenhuma parte clara muito branca.

O restante das configurações foram apenas de gosto pessoal.

Tudo isso foi feito na janela de abertura do arquivo raw no photoshop

Assim chegamos na imagem final:


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