A velocidade da informação hoje nos faz ter acesso a praticamente tudo num piscar de olhos. Um “Google” e já sabemos como usar nossa câmera fotográfica. Um “youtuber” me dá dicas que antes eu não sabia. E por aí vai. Pra para aprender basta ficar na internet, ver dicas e tutoriais e praticar.
Meia verdade, meia mentira. Material para aprendizado sempre existirá na internet. Seja para fotografia, seja para qualquer outro tipo de matéria falemos. Mas depende muito do fotógrafo iniciante encontrar algo realmente bom em didática e com conteúdo correto. Quando falamos de fotografia, existem dois problemas específicos. Um relacionado a outros temas também e o outro específico da arte fotográfica.
O primeiro é relacionado à própria inexperiência do fotógrafo iniciante. Ele não sabe quase nada. E ao procurar alguém pra se informar, se encontra alguém com um pouco mais de conhecimento (mas que na verdade é um leigo na fotografia), sente confiança para ser informado por tal pessoa. Ao fazer isso, pode acabar com informação errada.
O segundo é relacionado à profissão fotográfica. Um fotógrafo não precisa de formação para começar na profissão. Então sai falando tudo que lhe vem a cabeça em redes sociais, youtube e etc. Já vi fotógrafos “renomados” no Brasil dizerem que “se você não tem uma Full frame nem começa a fotografar, guarda dinheiro até poder comprar uma”. Imbecilidade total. Fato é que uma fotografia ruim ou ensino errado da mesma no youtube não vai matar ninguém. Não como um médico, engenheiro ou piloto de avião possam fazê-lo, ao darem conselhos errados ou errarem na profissão. Fotografia, por isso, tem um monte de gente falando um caminhão de baboseiras. Sem conhecimento, sem base ou estudo. E o iniciante, sem informação alguma, cai no que vê em vídeos e dicas de redes sociais sem saber muitas vezes quanta bobagem está sendo falada.
O melhor ainda e recorrer a livros de grandes autores e obviamente escolas que produzem conteúdo de qualidade para formar fotógrafos de verdade.