2 minutos de leitura
Devo cobrar ao começo do meu trabalho fotográfico?
Como calcular o que cobrar nos primeiros trabalhos fotográficos

Uma dúvida comum para quem está começando a trabalhar com fotografia é o que fazer quando alguém o chama para fotografar. Seja um amigo ou familiar, vem a dúvida: se devo cobrar, quanto cobrar e como fazer esse cálculo?

Vamos lá

Sendo o mais objetivo possível, o fotógrafo iniciante pode cobrar logo seu primeiro trabalho mas o mais comum será procurar oportunidades para se oferecer e trabalhar de graça. Por que? Para criar seu portfólio. Após este ter sido criado ou até mesmo após alguns trabalhos de graça ele já começará a cobrar. Obviamente fica difícil cobrar logo no começo se nem trabalho fotográfico você tem para mostrar para alguém. Por isso essa lógica.

Depois você deve começar a cobrar. Quanto?

Também não é difícil fazer esse cálculo. Vejamos o que entra na conta.

Custos:
  • Transporte, desgaste do equipamento, horas de trabalho em loco, horas de edição pós trabalho feito e material de entrega

Então se você gastou 50 reais em transporte, tirou 1000 fotos e trabalhou vamos supor 15 horas no total temos:

50 + 9 + 450 + 130 = 639 reais

O cálculo foi feito com base em uma câmera que tira em média 100.000 fotos antes do obturador parar de funcionar e contando que a troca de obturador custe 900 reais. Você tirou 1% de fotos capazes da câmera e gastou 9 reais então. Sua hora de trabalho foi calculada em 30 reais pelo menos. E consideramos um álbum que você entregará para o cliente que custa 130 reais para ser produzido.

Ok então. E como isso cresce?

Claro, isso deve crescer. Aonde? No custo de sua hora trabalhada. Quanto mais evoluir na sua profissão, mais cara será sua hora de trabalho. Terá mais clientes lhe procurando e por isso seu custo/hora ficará cada vez maior. Quando chegar a 200 reais por exemplo, esse trabalho citado renderia um orçamento de 3189 reais para seu cliente. E com seu trabalho cada vez melhor, ele com certeza pagará facilmente.