2 minutos de leitura
Dicas para fotografar corridas
Uma aluna me escreveu pedindo dicas para fotografar corridas.

Uma aluna me pediu dicas de equipamento para fotografar corridas. Obviamente, tratamos o tema como esporte, com algumas diferenças em relação a esportes com bola, por a ação ser menos caótica e mais previsível do que jogos de futebol, por exemplo.

A pergunta foi se uma câmera Rebel com lente 18-55mm era suficiente e o que ela deveria saber ou ter para fotografar o tema.

Bom, vamos lá. O autofoco dessas câmeras, se não ruins com certeza, ainda não são ideais para fotografia de esportes. Mas por ser o tema como falei mais previsível do os outros, é bem possível fotografar com uma câmera estilo T3 alguma coisa da Canon ou da linha D3000, 5000 da Nikon. Basta prever bem o local onde você estará fotografando, ter um pouco de paciência. Após se alocar bem aonde vai fotografar, faça alguns testes de AF e profundidade de campo. Como? Escolha seu ponto de foco e distância focal, 55mm provavelmente, já que a lente é 18-55mm e queremos dar algum destaque ao corredor (quando não for uma tomada aberta de vários corredores, aí pode usar uma distância focal mais curta da própria objetiva). Após isso, escolha uma abertura e tire fotos com a mesma. Veja se uma abertura f8 por exemplo deixará o corredor perfeitamente focado. Isso te dará uma margem de erro do autofoco, que mesmo que errar por pouco, parecerá que o corredor estará focado.

OBVIAMENTE, é primordial que a velocidade seja ideal para fotografá-lo. Então depois de ter feito teste de abertura, escolha a velocidade necessária, comece experimentando 1/500. Por fim para esse fotômetro chegar a zero ou o ideal, com essa velocidade e abertura, o dia terá que estar claro. Se não conseguir, deverá aumentar o ISO até o necessário. Dificilmente se usará ISO baixo.

Quando possível, invista em lentes mais longas, 70-200mm, 70-300mm, para fazer closes mias isolados de corredores, que costumam gostar de ter retratos de si próprios. E com lentes longas será mais fácil.

PS: essas são dicas para um iniciante, que com certeza estará mais experiente e poderá com o tempo criar seu estilo.