1 minuto de leitura
Dicas para fotografar o Natal
Uso do flash e fotometria

Para fotografar dentro de casa podemos fazer uso do flash da própria câmera e conseguirmos bons resultados.

Para começar, o ideal é baixar a potência do flash em um ponto, para o flash não ficar muito forte no rosto das pessoas. Na maioria das câmeras, é possível fazer isso no menu rápido ( canon botão Q e Nikon botão i)

Escolhemos o modo “M” no seletor para poder controlar tanto a velocidade como a abertura da lente. Caso não saiba fazê-los, não há problema. Faremos uma receita para tentar fazer a maioria das cenas funcionar.

  • Lembrando que estamos geralmente num ambiente de luz ruim, devemos abrir o diafragma da lente para a luz entrar, como nossa pupila faz em condição de luz ruim, dilatando, então vamos dilatar a “pupila” da lente, fazendo entrar mais luz pela mesma. Coloque então F5.6 (assim mesmo variando o zoom , ficará desta maneira)
  • Escolhamos a velocidade agora: precisamos de uma velocidade que não deixe as pessoas tremidas nem deixe um “fantasma” em volta da mesma com o uso do flash. Ninguém se movimenta tão rápido em luz baixa, nem sai correndo, a não ser as crianças. Então use uma velocidade entre 1/30 e 1/50.
  • Por fim coloque um ISO alto ou automático se preferir (de começo). Algo entre 1600 a 3200.

Agora use o flash (não esquecendo de baixar a potência pois pode ficar muito forte) e preste atenção no começo nos resultados obtidos.

Para as pessoas que sabem usar o fotômetro, vejam se o fotômetro está perto ou longe do ZERO. Se estiver abaixo até dois pontos, não se preocupe tanto, é possível corrigir com certo grau de facilidade na pós edição. Só não se pode deixar o fotômetro ir para o positivo (salvo exceções)

BOM NATAL E BOAS FOTOS.