3 minutos de leitura
Edição fotográfica: Muito importante!!
Não é possível ser bom em tudo: escolha seu nicho fotográfico

É difícil estressar o suficiente o quanto é necessário saber fazer uma edição fotográfica. Vendo sites de alguns fotógrafos, vemos uma miscelânea que ofende a inteligência e os olhos. Na fotografia é mais fácil de enganar o próximo . Muito mais do que em qualquer outra profissão. Sites dos mais grotescos são possíveis: no mesmo site ensaio sensual com new-born , sites com ensaio sensual com senhoras de idade na Amazônia. Sim aqueles retratos que tentam fazer você sentir pena daquela senhora sofrida na estrada e ao mesmo tempo tem uma mulher fazendo cara de sexy de sutiã por trás de uma janela. E o pior, tal site é de fotógrafo que cobra 3000 reais por pessoa em workshop. Por que? simples, com boa assessoria de imprensa aparece na revista Fotografe (PIOR) Melhor e ganha algum nome. É assim que se engana no mundo da fotografia. Como pouca gente sabe o que é fotografia boa ou ruim, o enganador ganha espaço.

Mas vamos lá, para dar exemplo, coloco aqui fotos minhas que não casam uma com as outras e faço então grupos nas quais elas podem entrar: abaixo temos um mural de fotos minhas que misturam temas opostos e absolutamente incongruentes.

1- Nele, tenho uma foto sobre síndrome do pânico aonde a sombra da mulher está sendo sugada pela janela. Parte dessa série:

2- Tenho também fotos da Oca com visões bem diferentes do que podemos lá visualizar, parte dessa série:

3- Tem até um trabalho também feito para TCC sobre a família a partir dos progenitores. Trabalho com forte intervenção digital. Parte da série família:

4- E por fim, a maioria das fotos são sobre cenas que acho interessantes Brasil afora:

Como veem, não é possível ter as fotos do meu TCC junto com as fotos do Brasil no mesmo site.

Como veem, também não é possível ter no mesmo site fotos como essas da Oca, junto com as outras duas citadas acima.

Para o material apresentado aqui, seria preciso pelo menos dois ou mesmo três espaços diferentes para dispor as fotos com um mínimo de conexão entre as imagens que serão expostas dentro de um espaço único.

Não é possível nem ideal colocar num mesmo site, portfólio, com temas tão distintos e que em nada tem  conexão com o outro.

Não deixo de falar: se você faz de tudo um pouco, não faz nada bem. É possível ter mais que um tema num site, especialmente para fotógrafos iniciantes? sim. Mas que eles pelo menos tenham alguma conexão entre eles. Por exemplo: você fotografa grávidas, new born e ensaio de casal. Você fotografa eventos, festas de debutantes e shows. (todos tem uma luz em comum). E assim vai. O que não é possível é fazer a parafernália que muitos fazem hoje em dia. Misturar fotojornalismo com natureza, ensaio sensual com fotos de índios. Uma piada completa e de mal gosto.