Bom, acho que como todo mundo, ou quase todo mundo, eu sempre pensei nem voltar no tempo pra fazer escolhas diferentes. Quem nunca parou e pensou: putz, se pudesse jamais tinha ido trabalhar em tal lugar, jamais teria feito o que fiz na adolescência, teria feito outra faculdade, nunca teria me envolvido com aquela mulher, teria cuidado diferente de tal amizade, não teria tal amizade…e assim vai.
Com o tempo a gente aprende duas coisas:
Primeiro a óbvia, todos com que nos relacionamos estão ali porque de alguma forma fizemos para que isso acontecesse (não, sem filosofia barata ou mesmo religião). Simples, vendo exemplos a nossa volta. Quem é muito passivo e diz sim pra tudo acaba tendo amigos que “precisam” do mesmo com muita frequência, geralmente para ajudar, não para uma relação de amizade e equilíbrio. Um jovem muito ambicioso que entra numa empresa, mais cedo ou mais tarde tem a chance de “passar por cima” de um colega de trabalho e fará isso com certeza, diferente do outro na mesma empresa que valoriza demais a relação harmoniosa com o próximo. Um homem com muitos sonhos para o futuro acaba tendo um relacionamento com uma mulher que na verdade quer é que ele consiga atingir seus objetivos, pois assim se beneficiará com isso. Temos literalmente milhares de exemplos. Ou seja, nossas escolhas e decisões atraem as pessoas que estão a nossa volta.
A segunda, é que são exatamente essas situações que passamos é nos obrigam a rever nossas escolhas. Se elas tem realmente algo de genuíno e que nos trará reais benefícios, ou se estamos sendo apenas influenciados pelo que vemos, na vida de amigos, conhecidos, ou até mesmo em filmes porque não. Se sim, dificilmente passaremos pela vida sem ter situações que testarão nosso caráter, algo que cada está cada vez mais em baixa nos dias de hoje.
Não esqueço a frase de num amigo de 43 anos, quando conversamos no começo do ano. Eu disse que queria voltar a ter 20 anos e fazer uma boa parcela de escolhas diferentes. Ele me disse: não quero voltar no tempo, quero apenas fazer ótimas escolhas hoje em dia, para daqui alguns anos estar muito melhor ndo que estou hoje. A partir daí, escolhi não me arrepender mais sobre minhas escolhas na vida.
Vai uma frase de um técnico de futebol que nunca mais esqueci na vida: “não podemos deixar o desespero superar nossa inteligência.” Paulo Autuori. Nunca achei que a frase de um técnico falando sobre futebol poderia fazer tanto sentido pra todas as situações que passamos.