3 minutos de leitura
Essencial para o fotógrafo de rua.
Uma câmera compacta ajuda e mantém o fotógrafo menos perceptível

Toda fotografia tem sua ferramenta correta. Não apenas a câmera, claro, como também seus acessórios. Mas câmeras devem ser sempre pensadas antes de serem compradas.
Muita gente compra câmeras sem pensar em absolutamente nada. Se é possível a troca da lente, “parece profissional”, então deve ser boa. E depois acabam se arrependendo com a escolha.
Para eventos por exemplo, uma câmera full frame é de maior proveito, e terá melhor qualidade para fotografar tal tipo de fotografia. Para fotografia de pássaros ou vida selvagem, a chamada câmera “cropada” com sensor menor que a full frame, facilita por ter um ângulo de visão mais fechado que a esta, usando a mesma lente ( ex: uma lente 300mm tem um ângulo de visão menor na cropada que na full frame), assim facilitando o “alcance” ao animal que está mais longe. Até pra alguém que quer uma câmera barata e boa pra fotografar a lua, tem a opção de comprar uma câmera “bridge”, que tem um zoom gigantesco e com boa qualidade em situações de luz controlada.

E o fotógrafo de rua?
A pergunta atinge as pessoas que gostam de sair às ruas fotografando, sejam elas profissionais ou não. Seria a câmera reflex que todos usam (as grandes que trocam as lentes) a melhor opção? Muito provavelmente não. É hoje, de extrema importância, todo fotógrafo carregar consigo uma câmera compacta no bolso. As oportunidades fotográficas exigem muitas vezes a discrição. Para tal, câmera gigantes assustam as pessoas e as afugentam. Se antes a qualidade era um problema, hoje já não é mais, temos ao menos meia dúzia de opções de câmera compactas com ótima qualidade de imagem. Quase todos fabricantes tem.
E mais, um fotógrafo de rua pode e deve, pra se adaptar as circunstâncias de modo fácil, trabalhar com uma distância focal fixa, criando assim sua identidade visual mais facilmente identificável em suas fotos. Lembrando da máxima de Robert Capa, podemos assumir que se sua fotografia não está boa, é porque você não está perto o bastante. Assim uma câmera com uma lente grande angular ou normal é indicada para o trabalho.
A foto acima e ao lado mostra uma situação aonde seria impossível fotografar com uma câmera reflex DSLR. As mãos do homem sentado ao meu lado em um ônibus pareciam ser uma boa foto em P&B. Mãos de um trabalhador que descansava depois de ir ao trabalho. O espaço era curto, naturalmente. Poderia eu sacar uma câmera gigante e fotografá-lo? Claro que não. Mas como tinha no bolso uma câmera compacta com lente grande angular, a foto se tornou possível e em nada chamou a atenção na hora de ser tirada.
Fica a dica.

Comentários (2)
    • sidneyarvi 2015/06/15

      Boa, “fotografo invisível”. Você acha que as compactas ainda dominarão grande parte do mercado eu um futuro bem próximo Cadu ? Vendo o lançamento semana passada da compacta full frame Leica Q , acho que as mirrorless podem não fazer mais sentido !

      Respostas (1)
      • Cadu Roncatti Bomfim 2015/06/16

        Sidney a Leica Q é realmente algo sensacional. Fiquei babando, babando mesmo. è uma boa pergunta, mas ainda acho que serão mercados diferentes. vejo em cinco anos profissionais usando mirrorless como a A7II que tem 42 megapixels e troca as lentes…para fotografia de casamento, estúdio e tudo mais. Tem muita vantagem meu amigo. Vai gostar da próxima publicação!!!