Cadu Roncatti Bomfim
139 visualizadores
" Só se vive uma vez, não importa quantas vezes você precise renascer pra entender isso ". Fotografia, filmes, música e vida no geral
Português
     252 visualizações 1 min
A Broncolor, fabricante de equipamentos de luz para estúdio disponibilizou em seu site uma seção de "Como fazer" com setups, diagramas de posicionamento de luzes para os mais variados tipos de iluminação, para um monte de tipos diferentes de fotografia: produto, retrato e tudo mais. Vale e vale muito a pena dar uma olhada. Replicar grandes fotos sabendo qual luz usar e qual ângulo. E também um bando de vídeos: http://www.bron.ch/broncolor/how-to/how-to-videos/. Dê uma olhada.
     120 visualizações 1 min
A medição pontual é melhor para cenas de alto contraste. Se ao fotografar você vê cenas de alto contraste (entre luz e sombra) é melhor usar o pontual e beneficiar o que deseja. Se quer manter a sombra bem exposta, meça luz nela. Se quer a pare mais clara bem exposta, meça nessa área. Sempre lembrando que na medição pontual é importantíssimo saber valor de luminosidade ( qual a medição no fotômetro: mais, zero ou menos)
     118 visualizações 1 min
Pode parecer besteira, mas o gráfico abaixo, da CIPA, mostra que em 2008, em plena crise global, foram vendidas em torno de 120 milhões de unidades no mundo. Número que se manteve em alta até 2011. O declínio começa em 2012 e em 2016 até agora foram vendidas apenas 13 milhões de unidades. Obviamente o "vilão" é o smartphone, com câmeras de qualidade satisfatória para a maioria dos usuários.
     183 visualizações 1 min
Todo fotógrafo iniciante tem dúvidas sobre o que pode ou não fazer, fotografando na rua , em eventos ou mesmo sobre como proteger suas fotos. Claro o melhor é ler e se informar ao máximo. O livro da foto é bom para começar. e no link do vídeo que segue existe uma entrevista com o próprio autor. Bom e esclarecedor: https://www.youtube.com/watch?v=knPWAipg9vo
     231 visualizações 1 min
No parque da Água Branca temos um pavão que vive passeando. Na última saída com alunos ele deu as caras em frente a porta da secretaria (arquibancada). Estressado ou querendo atrair a fêmea abriu as penas. Nada é mais fácil do que fotografar um pavão. Mas é preciso pelo menos chegar perto. E os alunos todos tiveram medo de chegar perto dele. A foto ao lado foi tirada com meu celular. Como veem as cores do pavão fazem qualquer foto ficar bonita.
     155 visualizações 1 min
Depois de falir alguns anos atrás, a Kodak tentou voltar ao mercado com câmeras 360 e outras coisas sem expressão. Agora ao que tudo indica parece que vai tentar entrar no mercado de smartphones. Como notou o Ubergizmo, o botão tem o símbolo da Kodak no que parece ser um smartphone. Deve ser anunciado dia 20 de outubro.
     184 visualizações 1 min
O futuro da fotografia vai ser extremamente facilitado pela evolução do vídeo. A caminho temos resoluções de 6K e 8K. E que isso significa pro mundo da fotografia? Bom, hoje em dia uma filmagem com uma câmera fotográfica que tem capacidade de filmar em 4K, conseguimos extrair uma foto de qualidade e ressolução de 8 megapixels. Ou seja uma foto que pode ser impressa 28X42cm. Não é pouco. Quem faz filmagem pode aproveitar já hoje para retirar da mesma várias fotos.
     229 visualizações 1 min
O "parasol", acessório que se coloca na frente da lente, rosqueado, tem o propósito de evitar o flare, aquele reflexo de luz que aparece em forma redonda, hexagonal ou mesmo octogonal, fruto de um reflexo que ocorre dentro da lente dependendo da angulação que luz entra na lente. Portanto, apesar de às vezes bonito, muitas outras estraga a foto.
     179 visualizações 1 min
Não existe software grátis mais completo e bom do que o NikSoftware. Já citei pra várias pessoas que editam suas fotos. Se não baixou ainda, baixe, vale a pena. 6 programas muito bons que antes chegaram a custar mais de 100 dólares todos. Hoje a Google dá de graça. Programa pra P&B, pra correção de cor, pra nitidez dependendo do destino da foto. Simplesmente ótimo. Funciona como plugin do Photoshop
     195 visualizações 1 min
Pra saber de onde vem a luz numa foto não é preciso tanta análise assim. Basta olhar aonde está a sombra. Se a sombra está embaixo, a luz vem de cima. Se está do lado direito, naturalmente a luz vem do lado esquerdo. Já é um bom caminho pra analisar as fotos que vê no seu dia a dia. Especialmente as fotos que gosta.
     135 visualizações 1 min
Muitos alunos acham que esse "plástico" branco que alguns flashes disponibilizam é um rebatedor. Mas não, não é. Um rebatedor nunca será tão pequeno e muito menos ainda menor do que a fonte de luz do flash. Ele é apenas algo chamado "catchlight" , que quando o flash dispara é iluminado e cria um reflexo e assim um brilho nos olhos de alguém fotografado
     171 visualizações 1 min
Não existe mágica em fotografia, a regra básica é: quanto maior a área de captação de luz e quanto maior o pixel, mais fácil e melhor a qualidade da captação dessa luz. Vendo na foto podemos ver que a diferença entre um sensor Full Frame e uma câmera APS-C, a que a maioria de nós tem, não é muito pequena. O full frame é o maior, o APS-C é o terceiro maior. Então em condições de luz menos que ideais realmente o Full Frame tem vantagem sim