2 minutos de leitura
Fotógrafo da semana: Araquém Alcântara
Poucos tem tantas imagens do Brasil como ele.

Por Pedro Vasquez::

É um dos expoentes maiores da fotografia de natureza e ligada a temas ecológicos. Nasceu em Florianópolis, em 1951, mas estudou jornalismo na Universidade de Santos (SP). Começou a trabalhar como fotojornalista em São Paulo nos anos setenta, colaborando com os jornais O Estado de São Paulo; Jornal da Tarde; e com a revista Isto É, antes de passar a trabalhar de forma independente em meados dos anos oitenta.

Celebrado como um dos precursores da fotografia ecológica no país, Araquém Alcântara já publicou mais de 15 livros, tendo ainda participado de uma vintena de obras coletivas e realizado mais de meia centena de exposições individuais. Seu livro Terra Brasil (Editora DBA e, em seguida, Edições Melhoramentos, 1998) é o livro de fotografia brasileiro mais vendido de todos os tempos, tendo ultrapassado a marca dos 100 mil exemplares. Merecem menção ainda os livros: Árvores mineiras (1987); Juréia, a luta pela vida (1988); Mar de Dentro e Brasil: Herança ambiental (1990); Estações Ecológicas do Brasil (1992); Santa Catarina (1993); Projeto Dique e Ecologia no Brasil: Mitos e realidade (1995); Brasil Iluminado (2000); Paisagem brasileira (2003); Pantanal (2003); Brasileiros (2004). http://www.funarte.gov.br

Me lembro quando comecei a fotografar, o quanto via imagens do Brasil e de fotógrafos como Pedro Martinelli, Sebastião Salgado, Luiz Braga e outros. Araquém Alcântara é sem dúvidas um dos que mais vi e um fotógrafo admirável quando falamos sobre documentar este vasto e rico país (quando falamos em criação de imagens)

Suas imagens relatam bem o cotidiano do Brasil, cangaço, Amazônia e sua diversidade de Flora e Fauna como poucos outros. Talento ou não, na visão de cada um que vê, seu trabalho é de extrema valia para a documentação de nosso gigante país.