Nascido em Oak Park, Illinois, em 1933. Com 16 anos, Bruce Davidson ganhou 1° lugar em um concurso organizado pela escola Kodak High School. Ele então foi para o Rochester Institute of Technology e para a Universidade de Yale.
Durante o cumprimento do serviço militar em Paris, ele conhece Henri Cartier Bresson (Agência Magnum). Em 1957, ele trabalha como fotógrafo freelancer para a revista Life, e em 1959, se torna um membro da agência Magnum.
Em 1962, recebe um “Guggenheim Fellowship” (financiamento anualmente concedido pelo Guggenheim Memorial) para documentar o movimento pelos direitos civis nos EUA. Em 1963 o museu de arte moderna em NY apresenta seu trabalho com poderosas e históricas imagens.
Em 1966 , Davidson foi premiado com a primeira concessão de fotografia da National Endowment for the Arts, e passou os próximos dois anos fotografando um quarteirão em Nova York: o livro resultante, rua 100 leste, apresenta suas imagens dos habitantes de um quarteirão de cortiços no Harlem Espanhol.
Davidson então estende sua visão da cidade de NY com Subway, explorando o metro de NY e seus frequentadores, e Central Park, um encontro de 4 anos com a área verde da metrópole, numa convergência de humanidade, natureza e a cidade. O filme Living Off the Land, de Bruce, recebeu o prêmio dos críticos do “American Film festival”
Davidson vive ainda em NY.