2 minutos de leitura
Fotógrafo da semana: Cristiano Mascaro
Um grande documentarista da maior cidade do Brasil.

Biografia de Cristiano Alckmin Mascaro (Catanduva SP 1944).

Fotógrafo, arquiteto e professor. Formado em arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo – FAU/USP, é um dos mais importantes fotógrafos da capital paulista e de sua

arquitetura, que documenta sistematicamente há mais de duas décadas. Entre seus trabalhos mais importantes, há registros do interior do Estado de São Paulo e de patrimônios históricos de todo o Brasil. Inicia a carreira fotográfica em 1968, quando é convidado a participar da primeira equipe da revista Veja, em que permanece por quatro anos. É professor de fotojornalismo da Enfoco Escola de Fotografia, entre 1972 e 1975; dirige o Laboratório de Recursos Áudio-Visuais da FAU/USP, entre 1974 e 1988; e leciona comunicação visual na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, de 1976 a 1986. Titula-se mestre em 1986, com a dissertação O Uso da Fotografia na Intepretação do Espaço Urbano e doutor em 1995, com a tese A Fotografia e a Arquitetura, pela FAU/USP. É autor dos livros A Cidade, 1979; Cristiano Mascaro, As Melhores Fotos, 1989; Luzes da Cidade, 1996, São Paulo, 2000, e O Patrimônio Construído – as 100 mais belas edificações do Brasil, 2003. Recebe o Prêmio Internacional de Fotografia Eugène Atget, em 1984; e a Bolsa Vitae de Fotografia, em 1989 (fonte: itaú cultural )

É difícil não falar de Cristiano Mascaro pra quem nasce e vive na nossa selva de pedra mor deste país. Suas imagens são excelentes e um aprendizado pra todos aqueles que querem documentar com sua fotografia pessoal, mais especificamente para fotógrafos de rua que desejam ter uma linguagem própria no mundo fotográfico. Ele vê a arquitetura de SP como poucos, já que também é arquiteto.

Ainda mais hoje em dia, quando a fotografia de rua virou algo mais difícil e menos elaborado do que um dia já fora. Algo que vulgos fotógrafos acham que conseguem com uma tele na mão e disparando contra tudo e contra todos, conseguirão achar pelo menos uma foto que será “a grande foto”.