Jonas Bendiksen é norueguês e nasceu em 1977. Ele começou sua carreira com 19 anos de idade , como estagiário no escritório de Londres da Magnum, antes de sair para a Rússia para prosseguir o seu trabalho como fotojornalista .
Ao longo dos vários anos que passou lá, Bendiksen fotografou histórias à margem da antiga União Soviética, um projeto que foi publicado como livro Satellites (2006) .
Seu trabalho se concentra em comunidades isoladas e as pessoas que vivem em circunstâncias difíceis , muitas vezes fora das principais histórias e manchetes do dia. Em 2005 ele começou a trabalhar em “Os lugares que vivemos”, um projeto em favelas urbanas no mundo inteiro , que se tornou tanto uma instalação multimídia quanto um livro em 2008.
Bendiksen recebeu inúmeros prêmios , da World Press Photo , Pictures of the Year , o Infinity Award do Centro Internacional de Fotografia , entre outros. Seu documentário sobre a vida em uma favela de Nairóbi , Kibera , publicado na Paris Review, ganhou o National Magazine Award em 2007.
Ele tem trabalhado regularmente para a revista National Geographic desde 2004 , mesmo ano em que ele se juntou a Magnum Photos .