A NPPA (associação de fotógrafos da imprensa norte americana) relatou que a Sports Illustrated demitiu todos os restantes fotógrafos da equipe.
À cerca de meio-dia da última quinta-feira, os veteranos fotógrafos de esportes Robert Beck, Simon Bruty, Bill Frakes, David E. Klutho, John W. McDonough e Al Tielemans foram notificados da decisão.
Ao falar com a NPPA, o diretor da Sports Illustrated de fotografia, Brad Smith, cita “circunstâncias econômicas infelizes “, como o principal fator na decisão.
Smith elogiou os trabalhos dos fotógrafos dizendo: ‘[eles] têm contribuído para o sucesso da revista e da franquia Sports Illustrated. “Ele observa que, embora eles não façam mais parte da equipe Sports Illustrated, ele’ não pode imaginar um mundo “onde eles não vão estar a contribuir com a publicação ‘em circunstâncias um pouco diferentes”.
Smith promete que da Sports Illustrated o compromisso com a fotografia não mudou, “estamos apenas passando por uma mudança estrutural, vinda do resultado de descobrir o que exatamente a Sports Illustrated precisa tornar-se e produzir para ser capaz de sustentar um negócio rentável. (fonte: imaging-resource.com)
Previsível, já que a maioria das revistas passa mais cedo ou mais tarde por reformulações, diante da internet que come cada vez mais uma parcela dos leitores. A reestruturação, geralmente arrebenta do lado do mais fraco, e os fotógrafos são os que estão do lado frágil da corda. Infelizmente. Como mostra a história, já que o jornal Chicago Sun mandou embora todos seus fotógrafos em 2013. A revista Life parou de ser publicada em papel já nos anos 2000.
Tempos difíceis para fotojornalistas…