Quando compramos uma câmera digital, queremos o melhor desempenho que esta possa propiciar para o tipo de fotografia que desempenhamos. Muitas vezes ouvimos o termo full frame. Que designa o tamanho do sensor. Quando ouvimos tal termo, isto quer dizer que o tamanho do sensor da câmera, aquele que hoje capta a luz e foto no lugar do antigo filme, tem o mesmo tamanho do negativo (ou filme) 35mm com o qual muitos fotografaram durante boas décadas.
E mais, muitas vezes ouvimos dizer que é importante ter tal câmera pois a qualidade é melhor.
Para explicar melhor, todo sensor maior sempre, na teoria, terá desempenho superior. (quase 90% das câmera no mercado tem sensor menor)
É simples de entender, quanto maior o sensor, menor erá a ampliação no papel. Ou seja, se ampliarmos uma foto para 40X60cm, o menor sensor (câmera compacta por exemplo) será ampliado muito mais do que os sensores maiores, assim mostrando mais eventuais problemas causados pela ampliação (ruído por exemplo)
OK, mas isso significa que veremos a diferença sempre? na maioria das vezes não. O sensor full frame se destaca principalmente nas situações de luz ruim. Portanto um fotógrafo de eventos eventualmente precisará de tal câmera para ter uma qualidade melhor para apresentar para o seu cliente.
Abaixo estão fotos iguais tiradas com sensores de 24 megapixels:
O da esquerda é de uma câmera full frame e o da direita de uma câmera com um sensor menor (APS-C). Ambas no ISO 6400, iso facilmente atingido para se fotografar por exemplo um casamento em um buffet escuro durante a festa por exemplo.
Depois vemos duas câmeras full frames, só que com resoluções diferentes: uma de 24mp e outra de 16mp:
agora a vantagem é da câmera com megapixel menor, pois assim os pixels são ainda maiores e temos um desempenho superior para captar a luz, principalmente a luz ruim de fontes fracas.
Fica claro, vendo essas fotos, que é grande a vantagem para quem vai fotografar em condições de luz ruim. infelizmente, ainda não existe milagre no mundo da fotografia: quanto maior o sensor, maior deverá ser a qualidade do resultado final. Já era assim na época do filme, atrelando o tamanho do mesmo a maior qualidade. A tecnologia, se mudou muitos hábitos fotográficos, não mudou a física.
basta então saber se você necessita ou não de uma câmera full frame. E pensar claro, que ninguém tem que começar com tal equipamento pra poder fazer um bom trabalho. Começa-se como é possível, mesmo porque a câmera full frame e suas lentes são bem mais caras que as outras