Dois fotógrafos do New York Times foram premiados com prêmios Pulitzer em fotojornalismo este ano. Tyler Hicks leva o prêmio de Breaking News Fotografia por seu trabalho documentando um ataque terrorista em um shopping, no Quênia, e as fotos de Josh Haner de um sobrevivente bombardeio Boston Marathon levaram o prêmio principal em Fotografia de recursos.
Tyler Hicks:
Josh Haner:
O que é:
O Prêmio Pulitzer é um prêmio norte-americano outorgado a pessoas que realizem trabalhos de excelência na área do jornalismo, literatura e música. É administrado pela Universidade de Colúmbia em Nova York. Foi criado em 1917 por desejo de Joseph Pulitzer que, na altura da sua morte, deixou dinheiro à Universidade de Colúmbia. Parte do dinheiro foi usada para começar o curso de jornalismo na universidade em 1912.
O primeiro Prêmio Pulitzer foi dado em 4 de Junho de 1917, e é anunciado sempre em abril. Os indicados são escolhidos por uma banca independente.
Os prêmios são anuais e divididos em 21 categorias. Em vinte delas, os vencedores recebem um prêmio de dez mil dólares em dinheiro e um certificado. O vencedor na categoria Serviço público de Jornalismo ganha uma medalha de ouro; o prêmio de Serviço Público é sempre dado a um jornal, não a um indivíduo, mesmo que um indivíduo seja citado.
Apenas matérias e fotografias publicadas por jornais nos Estados Unidos são elegíveis pelo prêmio de jornalismo.
No Brasil, um dos equivalentes ao prêmio Pulitzer é o Prêmio Esso.