Poucos sabem, mas a fabricante sigma, além de lentes, hoje em dia muito melhores que no passado, fabrica também câmeras. Desconhecidas do público em geral, elas são as únicas que incorporam um sensor chamado “foveon”, de uma fabricante com o mesmo nome, que acabou sendo incorporada pela própria Sigma ao longo do tempo, pois ninguém mais quis usar o sensor, só a fabricante japonesa.
O interessante, é que é o único sensor no mercado que imita uma emulsão de filme, tendo três camadas para captar a luz, a primeira azul, depois verde e vermelho. Todas na mesma proporção. 33%
Com experiência com a câmera, posso dizer que em ISO baixo ela apresentava uma resolução bem superior às equivalentes, mas era um pesadelo para ISO alto, autofoco, buffer e etc.
E a Sigma, sendo uma empresa privada, sem ações na bolsa, nunca se importou se as câmeras não vendiam bem.
Pois isso mudou e a mudança foi radical. Talvez até demais. A sigma fez um sensor de 20mp mas abandonou o “true color”. Agora a primeira camada de azul terá 20 mp e as duas abaixo só 5mp interpolados, como na maioria das câmeras hoje em dia.
Difícil mesmo é acreditar que o design é confortável, não acham? Nunca vi câmera tão inovadora, mas tão estranha. Serão trê compactas com o nome “quattro” em cada uma delas, diferenciando-se por números 1,2 e 3, com lemtes 28mm, 45mm e 75mm (equivalentes a full frame). Já está dando o que falar na internet!