Não existe mais porque se preocupar com a qualidade do seu arquivo hoje em dia.
A grande maioria dos fotógrafos iniciantes se preocupa, quando está começando a fotografar, se a qualidade de sua foto não ficará deteriorada quando fotografar em ISO alto. Claro, preocupação válida já que claramente existem relatos e testes que provam que o aumento do ISO causa realmente a perda de detalhes e uma imagem cada vez mais digitalizada e lavada. Vejamos abaixo uma comparação de uma mesma imagem em vários ISOs, tirada da internet:
Como podemos ver, realmente subindo o ISO a qualidade deteriora. O ISO 100 obviamente sendo o melhor. Mas infelizemente a grande maioria das cenas em que fotografamos exige algo maior que isso. ISO 100 é fácil pra fotógrafos de natureza, pra nós mortais que fotografamos em casa ou em situações fora da luz abundante, a chance de usar ISO 100 toda hora é mínima.
Mas vamos lá: a preocupação é mesmo válida?
Se prestarmos atenção nas imagens ao lado veremos que elas não são a imagem por inteiro, mas sim uma parte da imagem, então ampliada (em 100%) para se ver se existe o famoso ruído. O que isso quer dizer? Quer dizer que antes de tudo precisamos saber qual uso terá a imagem, o quanto será ampliada. Resumindo, uma foto em ISO 6400 com a minha câmera de 2008 consegue ser ampliada em 10x15cm sem traço algum de ruído. (fiz isso esses dias)
Se ainda está preocupado, cheque esse site: http://www.imaging-resource.com/. Lá você consegue ver sua câmera, tendo sido ela testada, e descobrir qual a ampliação máxima em cada ISO sua câmera consegue produzir.
É só dar uma lida que verá que câmeras modernas conseguem facilmente criar um arquivo de qualidade ótima até ISO 3200 hoje em dia. Uma câmera de dois anos pra cá consegue imprimir uma foto em ISO 3200 sem problemas em tamanho 20X30cm. Sem, ou com muito pouca, perda de qualidade.
Lembre-se porém, que acima de tudo é necessário criar um arquivo desde o começo muito bem feito, sem necessidade de edição para correções. Pois tais correções vão deteriora seu arquivo, criando ruído se a foto tuver sido mal exposta no princípio. E claro, deve-se fotografar em RAW, para poder obter o melhor arquivo do seu sensor.
E por fim, vejam a comparação com uma simulação de filme antigo, no mesmo ISO (acima). Do lado esquerdo uma foto em ISO 1250 feita com uma câmera de 2008, uma Nikon d300. Do lado direito um plugin que simula um filme ASA 800. Especificamente um Agfa Vista 800 (++). Vejamos a área em vermelh ampliada e comparemos a qualidade:
Hoje em dia o único problema na fotografia está em quem opera o equipamento, não na ferramenta. Pare de se preocupar com ISO. Se preocupe com uma boa exposição desde o começo. No ISO que for necessário.