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LCD da câmera vs resultado final
O que vemos no LCD não é o resultado final em 99% dos casos

Sempre digo para os alunos não se aterem ao que veem no LCD da câmera, especialmente falando sobre luz, muitas vezes vemos algo aceitável no mesmo, mas ao abrir no computador temos certeza que o LCD está apresentando uma foto bem mais bonita do que o computador. Fotos escuras, fotos sem contraste e assim vai. Por isso digo pra olharem o histograma, sempre.

Mas não é só isso que muitas vezes está diferente no LCD. Algumas vezes a cor também muda bem da câmera para o computador. Veja o exemplo acima. A diferença é brutal. Contraste, matiz (do azul) são tão diferentes quanto dia e noite (ok, exagero)

Por incrível que pareça a foto com melhor contraste é exatamente como vejo no LCD da minha câmera compacta. Mas quando passo pro computador, voilá, a foto “mortinha” de cor e contraste é o que aparece. Acabamos então tendo que editar as fotos a gosto no software após a captura. Sempre lembrando que se vamos editar as fotos, devemos fotografar no formato RAW, para não causar efeitos colaterais indesejáveis no seu jpeg.

Portanto fica claro que raras são as vezes que a foto sai pronta da câmera. E para ter um controle melhor da cor , é necessário ter um calibrador de cor. Algo necessário para qualquer um que necessita ter controle do aspecto final de cor de sua foto.

Se temos todos os processos sob nosso controle, podemos ter um calibrador que calibra desde a captação da foto, passando pela visualização no monitor até a impressão, tudo o que você vê é exatamente o que sai na impressão. um mesmo aparelho (calibrador) que faz o serviço todo, em todos dispositivos citados. Pra quem necessita precisão e controle de qualidade absoluto, é uma ótima opção. O mais conhecido é um chamado colormunki.