2 minutos de leitura
Mais luz menos luz, fácil demais
Pra quem ainda é fotografo iniciante e está com dificuldades pra fotografar

Pra quem ainda tem dificuldade de fotografar, especialmente no começo, tenta-se de todo modo achar o “zero” do fotômetro. E parece que no começo, busca-se a todo custo esse zero sem entender o caminho que se está percorrendo. Aí vai-se para vídeos no youtube, para o amigo do amigo do amigo que falou que “é mais fácil fazer de tal maneira…” e por aí vai…

Vamos lá:

O fotômetro é a base de tudo, se você vê que ele indica que existe pouca luz, você tenta fazer entrar mais luz, e obviamente se vê o contrário, tenta deixar entrar menos luz.

Você consegue que entre mais ou menos luz por TRÊS PARÂMETROS (FATORES): ISO (quão sensível está seu sensor à luz), VELOCIDADE DO OBTURADOR ( se a foto vai ser tirada rapidamente ou mais devagar) E ABERTURA DO DIAFRAGMA (tamanho da passagem na lente pelo qual vai passar a luz).

Quer que entre mais luz? aumente ISO, diminua a velocidade ou abra mais seu diafragma. Um, os três ou só dois

Quer que entre menos luz? diminua o ISO, aumente a velocidade ou feche o diafragma. Um, os três ou só dois.

Você escolhe.

Ok…”mas os controles me confundem, os números me confundem!”….sério?

Então vamos lá, ISO : número maior mais luz, número menor menos luz.

“E os números de diafragma e velocidade???!!!, muito difíceis!!”….então anota aí…:

QUANDO RODAR SEU ANEL DE VELOCIDADE E ABERTURA (foto acima), E NÃO INTERESSA QUAL DOS DOIS ESTIVER USANDO, GIRAR PRA ESQUERDA ENTRA MAIS LUZ, GIRAR PRA DIREITA ENTRA MENOS LUZ!…

Se depois disso continuar tendo dificuldade para chegar à luz ideal no seu fotômetro…não há muito o que fazer a não ser treinar muito mais do que o está fazendo hoje!

Comentários (2)
  • silmara 2016/09/17

    A fotometria foi a parte mais difícil, mas depois que entendi o caminho a coisa fluiu tranquilamente.