4 minutos de leitura
MIS, Jpeg, Sigma, Iphone 6s e mais
Curtas do mundo mundo fotográfico.
  • Jpeg pode mudar: o formato mais usado de arquivo fotográfico pode mudar. Na semana que passou o Comitê Jpeg discutiu a possível adição de DRM ao formato. DRM é um modo controverso de gerenciamento de direitos de imagem que já existe no mundo da música e filmes. Com tal adição, imagens estariam protegidas e não poderiam ser editadas em softwares de correção. A tentativa retornaria em uma mensagem de erro. O efeito colateral é que segundo a EFF (Electronic Frontier Foundation) tal medida pode incorrer em problemas de codificação de região (como víamos em dvds) e portanto em violação da livre expressão
  • MIS: O MIS, Museu de imagem e do Som, está aceitando inscrições de trabalhos fotográficos inéditos de fotógrafos desconhecidos. Com trabalhos entre 10 a 20 fotografias, qualquer um pode participar. Abaixo texto tirado da convocatória do site:

“O projeto anual Nova Fotografia tem por objetivo criar um espaço permanente para exposição de projetos fotográficos de artistas promissores e ainda pouco conhecidos que se distinguem pela qualidade e inovação de seu trabalho. Nesta edição, serão selecionados seis projetos fotográficos e três suplentes, que serão expostos ao longo do ano de 2016, pelo período aproximado de 45 dias, no espaço denominado “Nicho” do Museu da Imagem e do Som (MIS). As inscrições vão de 14 de outubro a 15 de novembro de 2015”

  • Sigma 20mm da linha Art: A fabricante de lentes Sigma lançou sua lente 20mm com diafragma f1.4 para câmeras full frame ou APS-C. A lente 20mm mais clara do mundo no momento. Para câmeras Nikon, Canon e Sigma. Segundo a fabricante a lente tem performance excepcional mesmo em sua abertura máxima. Vendo os mais recentes lançamentos da fabricante, especialmente das lentes fixas da linha Art, é possível, mesmo sem ver fotos ainda, esperar algo realmente excelente, já que as lentes da linha Art são por vezes até melhores que as respectivas das fabricantes Canon e Nikon
  • Iphone 6s: Não, a câmera do novo iphone não faz milagre algum como sugerem alguns sites, pessoas ou, claro, o fabricante. É claro que muitos sempre ficam animados com o que veem em sites e revistas. Como todos sabemos, muitos desses são pagos pra fazer marketing. Como já explicado aqui, qualidade depende de tamanho de sensor. E sensor pequeno sofre. Algo que 99% dos sensores de celulares tem em comum. Com exceção a linha 1020 da Nokia. E quanto menor o sensor, pior a qualidade, especialmente em luz ruim ou cenas de alto contraste. Abaixo uma parte de uma foto do novo telefone (tirada do site dpreview.com http://www.dpreview.com/sample-galleries/1025395973/iphone-6s-sample-image-gallery). Como se pode ver, em ISO 200 num ambiente fechado, a foto é bem ruim. Detalhes lavados parecendo pinturas. Imaginem em ISO mais alto então. E isso, claro, não exclusividade do iphone, mas da maioria dos celulares.

  • Galeria Leica: Na rua maranhão número 600, a primeira galeria da América Latina inaugurada há dois meses em SP com exposição do ex guitarrista do Police Andy Summers está em transição para montagem de um fotógrafo bem mais conceituado, Ralph Gibson. Com a exposição ?Political Abstraction?,  http://www.ralphgibson.com/2015-political-abstraction.html. Vale a pena conferir quando for inaugurada. Fotografia diferente do que as pessoas estão acostumadas a ver. E bom pra conhecer a galeria também, localizada em Higienópolis. A exposição deve ser inaugurada dia 30/10 quando haverá também um workshop com o fotógrafo, pelo valor de 980 reais.