A importância do flash da câmera.
Existe uma grande dificuldade, comum entre os iniciantes, em usar o flash da câmera para deixar as fotos melhores, muitas vezes um recurso lógico e necessário.
O preconceito e a desinformação fazem com que muitos digam que o flash estraga as fotos ou mesmo muitos que dizem que preferem a luz natural, sem interferências.
O primeiro fator a se decidir sobre o uso ou não do flash é simples: pra que realmente serve a luz do flash interno da câmera? APENAS e SÓ como luz de preenchimento e nada mais. A luz do flash NUNCA PODE SER A LUZ PRINCIPAL OU ÚNICA DE UMA CENA. Vemos vários exemplos de fotos ruins por sombras indesejadas causadas por mau uso do flash. NUNCA devemos esquecer a fotometria para usar o flash “pop-up”.
Então para que usamos o flash se já estamos fazendo a fotometria? Pra que o flash será usado? Simplesmente para tirar as sombras indesejadas em rostos, objetos e etc . Uma luz que ameniza as sombras causadas por luzes fracas e duras, comumente usadas em interiores.
E para isso é importante também o uso correto desse flash. É preciso saber dosar a potência do mesmo. Regularmente baixamos a potência dele. Sim, entramos no menu e usamos o flash em -1 ou até menos as vezes. (consulte seu manual para entrar no menu de flash). Assim as fotos continuam com a mesma dinâmica de luz, mas com as áreas de sombra bem mais leves e suaves. O flash da câmera serve apenas e exclusivamente para isso.