3 minutos de leitura
O modo A/Av das câmeras
o modo em que você controla apenas o seu diafragma da lente

O modo A/Av das câmeras digitais podem ser usados tanto por pessoas que não tem conhecimento de fotometria como por aqueles que já sabem fotografar. Não costumo aconselhar ninguém a usar qualquer tipo de modo que não o manual, mas como muitos perguntam e outros não sabem fotografar, aqui fica explicado como usar, tanto para fotógrafos já com experiência como apaixonados por fotografia que só sabem fotografar no automático.

O modo A se refere ao controle exclusivo da abertura do diafragma da lente. Portanto, se refere ao tamanho do “buraco” que essa lente vai abrir para a passagem de luz. Toda outra configuração existente que se refere a luz, será escolhida pela câmera quando a foto for clicada.
O que isso significa?
Bom, para os leigos, quanto maior for o tamanho do buraco ( disponível da lente, que nem sempre é o mesmo em diferentes lentes) mais rápida será a foto que você vai tirar ( estando o ISO fixo). E quanto MENOR o número desse “tal” diafragma, MAIOR a abertura. A dica é: Em luz ruim, interiores e etc, use o diafragma mais ABERTO possível. Portanto o MENOR número. É só virar o “dial” ( foto ao lado) e escolher o

numero desejado.
Em locais bem iluminados é possível escolher com mais liberdade qualquer diafragma. E quanto menor esse diafragma, mais nitidez ( nos limites de difração) em todas foto foto terá. Então pra fotografar paisagem pode-se usar diafragmas menores ( números MAIORES)
Para se fazer retratos, use diafragma maior, número MENOR.

Pra quem já fotografa, o modo A apresenta uma dificuldade: Ele sempre deixará a foto “zerada”. Portanto se queremos mais ou menos luz do que o fotômetro automático nos dará, temos que compensar. Nas câmeras com um dial, vá ao botão +/- e coloque o quanto quer compensar, seja pra mais luz ou menos luz. Nas câmeras com dois dials, um funciona como seletor da abertura e o outro para compensação de exposição.

A lógica, claro, é a mesma. E como se está fotografando em modo automático, aconselho deixar a fotometria no modo matricial. O pontual causará dificuldades tremendas.
Aí, dependendo da câmera, existe uma função de grande utilidade pra fotógrafos que já sabem fotografar. Nas câmeras Nikon por exemplo, é possível escolher um ISO automático e escolher uma velocidade mínima na qual a foto será feita. Então você escolhe a abertura e a partir da velocidade mínima que você deixou configurada na câmera, ela escolhe um ISO apropriado pra essa velocidade nunca ser desrespeitada. Isso ajuda muito. Assim a câmera sempre escolher o ISO mais baixo possível de acordo com a velocidade que você deu como parâmetro.