2 minutos de leitura
O modo S/Tv da câmera fotográfica
Modo automático que comanda a velocidade do obturador: como usar?

O modo S/Tv

O modo S/Tv da câmera é o modo em que controlamos apenas a velocidade do obturador. Ou seja, escolhemos durante quanto tempo a luz entrará no sensor. Se queremos um tempo curto ou longo. E naturalmente para isso devemos entender quando precisamos de um ou de outro, de acordo, é claro, com o que estamos fotografando.
Às vezes temos a necessidade de fotografar algo que está em alta velocidade e portanto uma captura rápida é necessária. Já pra retratos posados, a velocidade da foto pode ser menor, já que o “objeto” a ser fotografado está parado.
Como temos velocidades que vão de segundos a frações de segundos disponíveis, obviamente usaremos sempre frações de segundos pra fotografar sem um tripé.
Para fotografar uma pessoa que está posando por exemplo, uma velocidade de obturador de 1/125 é suficiente. Já um carro em alta velocidade correndo paralelo à câmera, precisa de um disparo bem mais rápido pra poder “congela-lo”.
E se queremos deixar rastros em vez de deixar o objeto posso na foto, devemos proceder de forma oposta. Usando velocidades baixas em relação ao objeto. Por exemplo 1/30 pra um carro. 1/8 pra uma pessoa andando.
A partir da velocidade escolhida, a câmera escolhe uma abertura que seja ideal pra dou ficar bem exposta. E sempre deixará a fotometria no “zero”. Querendo deixar a foto mais escura ou clara do que o zero, o fotógrafo tem que usar o botão +/- da câmera.
O pensamento lógico pra quem quer usar o modo S/Tv deve ser: sempre que for usar tal recurso, deixe o ISO no automático. A câmera então escolhe a abertura e por fim o ISO que cabe na exposição.
Diferente do modo A/Av, com o qual qualquer abertura escolhida podemos ter alguma velocidade correspondente, no modo S/Tv não é possível escolher qualquer velocidade a qualquer momento.
Não posso escolher uma velocidade de segundos em pleno sol, e não posso escolher velocidades altas como 1/1000 dentro do meu quarto mal iluminado.
No primeiro caso, não há abertura pequena o suficiente pra que a foto não fique extremamente clara. No segundo caso, não há abertura grande o suficiente pra fotografar tão rápido com uma luz tão fraca, o que causará uma foto escura.
Em ambos casos, a câmera avisará que a foto ficará errada. Piscando o diafragma no visor. Portanto sempre que usar o modo S/Tv e ver no visor a abertura piscando, nem adianta tirar a foto.
O modo pode ser usado pra fotografar esportes, sempre lembrando que as fortes estarão sempre zeradas. Portanto se precisar compensar (deixar mais clara ou escura), não esqueça de fazê-lo usando o botão +/- da câmera.