De vez em quando surgem patentes interessantes no mundo da fotografia. Claro, sempre antes de ser lançado, um produto passa pela fase de patente. Algumas demoram mais para ver a luz do dia, algumas logo após serem registradas aparecem no mundo real. Já outras, simplesmente nunca aparecem como um produto final. Ou seja, patentes não garantem que veremos o produto nas prateleiras. Vejamos então algumas que podem ou não aparecer um dia, de marcas diferentes:
- A Samsung tem uma patente interessante, de uma câmera digital compacta com um display transparente. Ou seja, em vez um LCD, temos um display como um vidro pelo qual estamos vendo do que tiraremos a foto.
—————————————————————————————-
-
A Olympus tem talvez a patente mais importante, inovadora e que se um dia ver a luz do dia será revolucionária. (já foi falada aqui no blog, numa publicação só sobre isso). Hoje em dia existe grande dificuldade das câmeras para cenas de alto contraste. Num contra luz por exemplo, ou conseguimos detalhe atrás, da onde vem a luz, ou conseguimos na frente no objeto que está na frente da câmera e de costas para a luz (ou de frente, mas sempre entre a luz e a câmera). Então, ou conseguimos um bem exposto e o outro perdemos, ou tentamos um meio termo e perdemos detalhes nos dois. A solução da Olympus? exposição variável. Sim, a parte de sombra na foto, terá uma exposição mais longa e a parte clara terá uma exposição mais curta. Dentro da mesma foto, obviamente. Fantástico.
—————————————————————————————–
-
A Sony tem uma patente para uma câmera sem espelho compacta, que troca a lente, com um sensor full frame. A marca já tem uma câmera sem espelho full frame, mas não tão pequena quanto será esta. Claro, precisará de lentes menores que as disponíveis para justificar tal câmera.
———————————————————————————————————————————————————–
-
A Nikon tem outra patente diferente e interessante (acima). Quer dar um upgrade na câmera pra ter mais resolução, e um novo sensor? hoje a única opção é comprar uma nova. A solução da Nikon? uma câmera com a possibilidade de trocar sensores. Sim, você fica com o mesmo corpo e só troca o sensor. Como na época do filme. Só que claro você trocará só quando for conveniente.
————————————————————————————————————————————————————-
- A Google patenteou uma câmera dentro de uma lente de contato. A lá filme de 007, essa é mais pra deixar o pessoal achando que conseguirá tirar fotos, um dia quem sabe, com os olhos…rs. na foto de abertura da publicação.