Todo iniciante em fotografia tem uma dúvida e um anseio após terminar seu curso de aprendizado técnico. Por onde começar? O conhecimento da técnica fotográfica não lhe garante um emprego logo após sua formação. E mais, muito do campo de trabalho na área de fotografia é baseada na ideia de autonomia, do profissional autônomo, que trabalha por conta própria, sem um empregador, mas sim em contato direto com um contratante de seu serviço.
Aí surge a questão: como oferecer um serviço se nem experiência ou portfólio tem o iniciante em fotografia? é preciso começar em algum lugar, não?
Claro, mas como toda outra profissão existe um caminho a seguir. Se você se forma em publicidade, não abre uma agência logo após, por não ter experiência e por não ter clientes que terão vontade de contratar um total iniciante que nem Portfólio tem. Idem pra toda profissão. Fotografia não é diferente.
Então como fazer?
Simples e complicado ao mesmo tempo. Pra começar, seja o nicho que escolher, é bom procurar vaga de assistente. Procurar sites de fotógrafos e oferecer ser assistente do mesmo. Não interessa o quanto vai ganhar no começo, pode ser um salário mediano ou quase nada, o que interessa é adquirir conhecimento. E esteja preparado para penar, muitos fotógrafos não são são bons nem para lidar com assistentes, nem para passar conhecimento para os mesmos. Mas é um começo.
É possível também pedir emprego em agências. Existem algumas que pagam pouco, mas participar e entender o funcionamento é bem proveitoso para o iniciante. E algumas tem um trabalho tão ruim que você nem será cobrado pelo trabalho em si, mais pela participação mesmo. O lado ruim é que o trabalho como um todo evolui só se você se cobrar e ver trabalhos bons de outros fotógrafos.
Se você quer ser fotojornalista, e for novo, vagas de “trainee” são abertas de tempos em tempos nos portais de comunicação, basta ficar atento. Não pedem nem portfólio, só um questionário pra ver se está apto. Só precisa ser jovem, pois não pegam acima de 24 anos.
Existem também, frutos da era da internet, os bancos de imagem. Você coloca fotos suas no site do banco de imagens e espera por compradores que se interessem por elas. O valor pago por cada imagem é algo pequeno, portanto é necessário a venda de muitas imagens para se ter lucro, que é dividido, claro, com o site.
E enquanto (tudo) isso vale também ir fazendo alguns trabalhos não pagos, para se adquirir experiencia e criar um portfólio que tenha valor, com boas imagens, seja do nicho fotográfico que preferir.