3 minutos de leitura
Qualidade de DSLR em tamanho de celular?
A startup "Light" está aceitando encomendas para sua câmera que diz ser revolucionária

Ao longo dos últimos seis meses temos o site imaging-resource tem dado uma boa olhada e compartilhado em entrevistas a fundo com as mentes brilhantes por trás da “Light”, uma startup de fotografia procurando “reimaginar a fotografia” com uma câmera compacta que tem um multi-módulo e é chamada pelos criadores de “assassina de DSLRs”.

Neste dia 8, a Light anunciou a L16, seu primeiro produto no mundo real que foi mostrado pela primeira vez como um protótipo em abril de 2015.

Como as representações mostraram anteriormente e as entrevistas do imaging-resource explicavam, a L16 embala em dezesseis módulos de câmera de 13 megapixels em três distâncias focais diferentes – 35mm (5), 70 milímetros (5) e 150 milímetros (6) – para obter um total de 52 megapixels. Cada um destes módulos capta uma imagem individual, as quais são “juntadas” em uma só através de software, para se obter uma foto com a qualidade igual a uma DSLR com uma grande lente, é o que alega a “Light”.

O aparelho em si seria bastante discreto, se não fosse pelas dezesseis câmeras olhando para qualquer assunto em seu caminho. Além da matriz de câmera, um pequeno flash e um grip frontal, a frente da câmera é desprovida de quaisquer botões ou telas. No topo, dois botões de ligar/desligar e do obturador, enquanto um LCD de cinco polegadas com tecnologia “touch”na parte traseira dá acesso a todas as configurações e controles da imagem.

O anúncio da L16 vem como uma ligeira surpresa, considerando que a “Light” nunca mencionou explicitamente quaisquer planos para construir sua própria câmera. No entanto, ele se alinha com o anúncio que o CEO Dave Grannan fez na nossa última entrevista no outono (EUA) para o site. Isto pode revelar-se uma interessante jogada considerando que a Light assinou um acordo, em abril de 2015, com fabricante de eletrônicos taiwanesa Foxconn para licenciar a sua tecnologia multi-módulo para futuros smartphones.

Embora não mencionado no microsite da L16, parece claro também que um software de pós-processamento próprio está em desenvolvimento. Como você pode ver na imagem acima (do vídeo abaixo), parece oferecer um esquema mínimo de controle com foco em velocidade e simplicidade.

A empresa não divulgou a lista completa de especificações neste momento; de acordo com seu site, alguns detalhes ainda estão sendo determinados e as especificações finais não serão liberadas até a Primavera de 2016. Os interessados podem reservar uma unidade da L16 via website da Light pelo valor, com desconto, de $ 1299; um total de US $ 199 deve ser pago para reservar o aparelho. A partir de 06 de novembro, o preço de varejo vai aumentar para um total de $ 1,699. Aqueles que reservarem a câmera antes do tempo irão pagar o valor total no Verão de 2016. Por enquanto, a “Light” só poderá enviar para o mercado dos EUA, mas planeja enviar internacionalmente no futuro próximo. A L16 estará à venda em setembro de 2016.

Via imaging-resource.com e dpreview.com