4 minutos de leitura
Qualidade dentro do bolso
Câmeras pequenas que cabem, com menor ou maior facilidade, no seu bolso

Pequenas poderosas.

A pedido de alunos que queriam saber sobre câmeras compactas com boa qualidade para poderem carregar algo (bem mais leve que uma DSLR) permanentemente. Hoje em dia , como no mundo dos computadores, câmeras novas são lançadas com uma certa (rápida) frequência.

Vou dar cinco dicas, que serão por ordem de preço e tamanho de sensor. As primeiras, portanto, são câmeras com sensor menor e preços também menores.

Vamos lá:

  • Panasonic LX7:

Já lançada há algum tempo, e com preço que despencou mediante a evolução das câmeras de dois anos pra cá, essa pequena tem lente muito muito clara: começa em f1.4 e termina em f2.3 na distância focal máxima. Ou seja, uma lente generosa, que permite i fotógrafo fotografar em ambientes escuros com mais facilidade, e assim não ter que aumentar muito o ISO, algo que em câmeras compactas gera um ruído desagradável. Você pode facilmente, ainda, imprimir uma foto 20X25cm fotografando em ISO 800. Claro, em ISOS mais baixos, imprimir em tamanhos maiores, até 32X48cm. A lente, além de clara, tem qualidade excelente. (zoom eq-24-90mm)

  • Nikon P340:

Também já com algum tempo no mercado, a Nikon não apresenta uma lente tão generosa, f1.8-f4.9, mas seu sensor de 12mp (provido pela Sony) junto com a qualidade ótica da lente, fazem essa câmera ter grande apelo, deixando você fotografar em formatos jpeg ou raw, faz fotos panorâmicas, tem um bom alcance de distância focal “tele”, com uma lente mais comprida que a citada lX7. É possível imprimir fotos até 40X50cm em ISO 100, e também, como a LX7, 20X25cm em ISO 800. Um pouco mais lenta em autofoco e disparo contínuo em RAW.(zomm eq-24-120mm)

  • Fujifilm XQ1:

A Fujifilm produz boas câmeras, desconhecidas do povo, elas produzem cores agradáveis e tem desempenho rápido. Rápido autofoco, e disparo. A XQ1 tem um sensor já um pouco maior que as duas anteriores citadas. O que garante, em teoria, menos ruído em ISO mais alto. Com um design elegante, ela é a menor de todas as câmeras que estão aqui nesta matéria. Seu sensor tem 12mp e com ela você pode imprimir fotos até 32X48cm em ISO baixo e se haver um bom tratamento de imagem pós captura, você poderá até consguir algo em torno de 27X35cm em ISO800. (zoom eq-28-112mm)

  • Canon G7X:

Recém lançada no mercado, a G7X tem sensor maior, de uma polegada, e lente clara, f2.0-2.8. Com nada menos que 20mp, essa compacta é realmente potente. O sensor, feito pela Sony (e usado na câmera que falaremos abaixo) permite impressões realmente grandes! Nada menos que 60X90cm em ISOs até 200. É realmente impressionante. ISO 800 permite uma impressão até 32X48cm. Claro, a câmera é mais cara. Mas a tendência é que as compactas sigam este caminho, com sensores maiores e mais potentes . (zoom eq-24-100mm)

  • Sony RX100 mark III:

A Sony, responsável por nada menos que 50% dos sensores do mercado, foi a marca que inovou nas câmeras compactas. Foi a primeira a usar um sensor de uma polegada com a RX100 mark I. Na sua terceira versão, a câmera ganhou uma lente clara, f1.8-f2.8, e um visor eletrônico embutido, algo que só ela possui nessa lista. Tudo lido acima sobre o sensor da Canon, como impressão e megapixels, pode ser considerado igual para a RX100 mark III, já que o sensor é o mesmo. Ou seja, mega impressões e a vantagem de um visor eletrônico, que te ajuda a fotografar em situações de luz externas e de muito sol, quando fica difícil ver o LCD. A mais cara do grupo e a mais desejada pela a maioria dos fotógrafos. (zoom eq 24-70mm)