- Você também vai gostar
-
- Slim ou Skinny 6 recomendam1 min
- 10 erros comuns por fotógrafos
5 recomendam4 min- ISO, Velocidade e Diafragma
5 recomendam3 min- World Press Photo
4 recomendam3 min- Instagram…É legal, mas para poucos
4 recomendam2 min- Postergrafix
4 recomendam1 min- Qual a pressa para fotografar?
4 recomendam3 min- Tem gente que é Gênio (2)
4 recomendam2 min- Banda da semana …
4 recomendam1 min- Cubo Mágico, 1974-2014= 40 anos
4 recomendam3 min- A vida é simples. Para que complicar?
4 recomendam2 min- FOTO
4 recomendam2 min- POSTERGRAFIX
3 recomendam1 min- POSTERGRAFIX
3 recomendam1 min- PoStErGrAfiX
3 recomendam1 min- K-7 com Erika Simmons
3 recomendam2 min- Luta armada… Animada
3 recomendam14 min- Sneakers
3 recomendam2 min- Postergrafix
3 recomendam2 min- POSTERGRAFIX
3 recomendam1 min29 de maio de 2017 3 minutos de leituraQue tal uma cor diferente?Softwares dão opções de cores com caráter diferente e muitas vezes mais interessantes que os jpegs originais.Quando fotografávamos com filme as câmeras não faziam diferença quando nos referíamos a cores e contraste (sim a lente influencia até hoje se falamos de contraste). A grande estrela da época do filme era o próprio filme. Fujifilm, Kodak, Agfa, Ilford, Polaroid tinham vários filmes disponíveis. Positivos e negativos. Com ASAS diferentes e rendição de cor e contraste diferentes.
Na era digital, é a câmera que faz isso, através de seu sensor. Como já mostrado aqui no blog, cada câmera tem cores diferentes, algumas com cores mais quentes, outras mais frias e por fim algumas com cor bem neutra. Para agradar a todos os gostos, a maioria das câmeras não tem caracteres fortes quando se trata de cor ou contraste. Mesmo porque, se tiver um contraste muito forte, é muito difícil depois tirar este. Muito mais fácil e óbvio colocar contraste depois.
Todos fabricantes tem na própria câmera a chance de deixar as cores mais vivas e mais contraste. Na Nikon a opção é “Picture Control” . Na Canon o nome vai para “Picture Style”. Sony, Panasonic, Fuji, Olympus e Pentax também tem as suas. Mas apesar disso. ainda são limitados os parâmetros de muitas delas, e as imagens acabam não ficando como muitos querem.
Existem então softwares que podem simular diferentes “filmes” para sua imagem. Dando mais ou menos contraste, mais ou menos vivacidade para a cor e deixar assim a imagem do jeito que você prefere. Como um preset.
Abaixo alguns exemplos de uma imagem com diferentes rendições.
Primeiro a foto original:
Depois, simulação Kodachrome:Depois, simulação Astia:
Depois, simulação Provia:
Depois, simulação Superia:
Como se pode ver, só nesses 5 exemplos, as variações podem ter diferentes leituras da mesma imagem, com mais ou menos saturação, mais ou menos contraste e uma imagem menos morta, pois as que saem da câmera, especialmente em RAW, são imagens meio “xoxas”.
Existem muitos softwares que emulam cores de filmes e fazem isso com competência. Só pra citar alguns: Alien Skin, Nik Color Efex Pro, VSCO e até HaldClut grátis para ser inserido no também software grátis Raw Therapee.
Mais uma opção para fotógrafos que querem expandir sua gama de cores e tipos de imagens para suas fotografias.
- 10 erros comuns por fotógrafos
- Slim ou Skinny