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RAW vs Jpeg
Recuperação de sombras, como o arquivo RAW é muito melhor

Fotografar cenas de alto contraste é um desafio. Algumas partes da cena tem grande importância para não ficarmos incomodados com algo que chama a atenção de modo desnecessário. Uma medição de luz correta é crucial para termos o máximo de detalhes que nosso sensor é capaz de captar.

Nessa cena escolhi fazer a medição pontual no branco da cadeira pra ver o quanto o sensor da minha compacta conseguia captar também na área de sombras. A medição ficou em +3 no fotômetro (no branco do encosto). Fiz a medição perto da cadeira e voltei pra trás para tirar a foto (já que eu estando perto ou longe da cadeira, a luz era a mesma)

Vemos o resultado acima. Fica difícil ver detalhes em áreas de sombra. Na teoria, eles podem estar lá, mas só na edição em algum software poderemos tentar ver se realmente estão. Então vamos lá, abrir no photoshop e tentar “levantar” as sombras. Vejamos o resultado:

Como vemos nas áreas circundadas, temos vários efeitos colaterais e indesejados ao tentar clarear as sombras. Vejamos uma ampliação de uma dessas áreas:

Péssimo.

Qual a solução? Ou fazemos a exposição de forma diferente já captando mais luz logo na hora de tirar a foto ou perdemos toda a área de sombra. Mas existe uma outra chance: fotografar em Raw. Usando exatamente a mesma exposição. E também clareando as áreas de sombra pra vermos o que podemos recuperar com esse formato. Vamos ver qual o resultado da mesma cena, mesma fotometria mas em formato RAW:

Vemos que a diferença é brutal. Temos uma gama de luz muito maior para registrar na cena. Portanto a vantagem de fotografar em RAW, nesse caso, é EVIDENTE…Vejamos abaixo as duas imagens comparadas:

Portanto, fica claro a vantagem de fotografar em RAW em cenas de alto contraste.