2 minutos de leitura
RAW vs RAW: Adobe vs Raw Therapee
Como um programa grátis tem uma conversão melhor que um pago?

Além da diferença entre raw e jpeg, muitas vezes temos a diferença entre dois conversores de arquivo raw. Algumas vezes vemos o mesmo arquivo com detalhes muito mais pronunciados em um dos conversores. A Adobe se notabilizou por ter um workflow excelente e por ter todo tipo de plugin de terceiros facilmente implementados à plataforma. Mas será que é o melhor conversor? Por incrível que pareça, existem até conversores grátis que dão uma boa suadeira na cinversão da Adobe.
DCRAW é um programa criado por Dave Coffin e é grátis, converte todos os tipos de arquivo raw e não precisa de constantes atualizações como a Adobe. Ele não é algo usável para edição de imagens em si, mas sim para a conversão do arquivo. No entanto, alguns programas como o Raw Therappe usam o dcraw como conversor e é possível uma grande gama de ajustes no software.
Vamos a algumas comparações:
Para ver resultados, sempre colocaremos a imagem em 100% (tamanho real) para realmente vermos as diferenças, e ambos os arquivos foram submetidos à ferramentas de nitidez.
Em relação a detalhes na áreas claras, parece que não vemos tanta diferença entre o photoshop/lightroom e o raw therapee:

Quando vamos para a parte aonde está o carro, já começamos a ver uma separação do mini poste em relação ao fundo (parede de tijolos) e um pouco mais de detalhes no mesmo:

Mas é na hora que vemos a folhagem nas áreas de sombra que realmente temos uma diferença considerável, já que os detalhes conseguidos no Raw Therapee (que usa a conversão dcraw) são realmente nem superiores à conversão da Adobe (as sombras foram clareadas para ilustrar a diferença):

Fica claro quando vemos as imagens lado a lado, que a Adobe ainda produz uma imagem mais plastificada, que ao reduzir o ruído do arquivo, também o “lava” deixando o mesmo sem boa separação de planos.

Claro também que o Raw Therapee não é fácil de usar para iniciantes, mas sendo grátis e extremamente eficiente, não há do que se reclamar. Vale a pena tentar.